O projeto Releitura para um Renascimento: Uma Intervenção na Faixa Portuária de Santos, de alunos do 4º ano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), está exposto em um dos estandes da 5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Design, aberta desde o último dia 14, na Capital.

O trabalho foi selecionado em concurso promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pela Bienal, envolvendo faculdades de Arquitetura do Brasil e do exterior. O estande da UNISANTA, com aspecto de um cais, está em uma área de 10 metros quadrados e também foi elaborado pelo grupo.

Revitalização – A proposta do projeto é revitalizar a área situada entre o Valongo e o Outeiro de Santa Catarina, que foi o berço da origem da cidade de Santos e hoje está sem utilidade. Para tanto, a intervenção iniciaria com a criação de dois pólos: cultura/capacitação e comércio/serviços, integrados por um grande parque urbano, proporcionando cultura, lazer e serviço.

Participam do trabalho os alunos Aloysio Felix, Ana Paula Calabuig, Carolina Gonçalves Bexiga, Daniel Marques Pontes, Rafael Silva de Freitas e Renata Lílian de Oliveira. A orientação é dos professores Edison Fernandes, coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura, Fábio Desiati e Tomás Antônio Moreira.

Metrópole – Este ano, o tema central da Bienal é a metrópole e sua relação com o homem. Sete cidades – Pequim, Johannesburgo, Tóquio, Berlim, Londres, São Paulo e Nova York – são trabalhadas em mostras específicas, com as alternativas adotadas em cada uma delas para solucionar questões como transporte e saneamento.

Importantes arquitetos de várias regiões do país participam da Bienal, que tem entre outras atrações preferidas do público uma maquete gigante de Tóquio, com réplicas de edifícios, ruas e viadutos.
O evento acontece até 2 de novembro no edifício da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.