Alunos da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Fefesp-Unisanta), Cauê Serra Santos e José Paulo Neto representarão o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Va’a (canoa havaiana). Os estudantes integram a equipe santista da Associação Turma do Remo/Taho’e, que conquistou a vaga para a competição ao vencer o Campeonato Brasileiro, disputado no mês de outubro, em Cabo Frio, Rio de Janeiro. Na oportunidade, Cauê também obteve a vaga na canoa individual. O Sul-Americano será realizado em Santos, de 18 a 21/11.

Além de campeã brasileira, a equipe ACT/Taho’e acumula em seu currículo os títulos do Campeonato Brasileiro na categoria OC2 (dupla) em 2011, o Brasileiro Junior (individual) em 2009 e o 5º lugar no Sul-Americano de 2013, realizado em Lima, no Peru. Cauê é tetracampeão brasileiro de canoa individual (v1) e vice-campeão mundial por equipe (v12).

Ambos iniciaram no esporte muito cedo. José Paulo começou a remar aos 15 anos, em 2005, e compete desde 2007, na categoria júnior (individual) e OC6 (equipe). Cauê adquiriu o gosto pelo esporte em casa. Começou em 2000, incentivado por seu pai, Miguel Franco, um dos pioneiros  nessa prática esportiva em Santos.   No ano seguinte, Cauê  já começou a competir. Atualmente disputa as provas de canoa individual (v1) e por equipe (v6).

Os treinamentos são realizados todos os dias de madrugada, antes de irem para a faculdade, e após o almoço, antes do trabalho.

Estudos – Os estudantes acreditam que a formação superior está fortemente ligada ao esporte. “Decidi fazer o curso pois queremos profissionalizar cada vez mais a atuação do nosso esporte e uma das melhores formas de fazer isso é pelo estudo acadêmico. Além de treinar em alto rendimento, queremos fazer do esporte um meio de vida a longo prazo e poder ensinar e difundir a canoagem. Os conhecimentos adquiridos na faculdade também ajudam no nosso dia a  dia de treinos e competições”, afirma José Paulo.

Formado em Ciências Biológicas na Unisanta, Cauê acredita que os estudos podem ajudar no crescimento da modalidade na região. “Pretendemos profissionalizar e alavancar nossa modalidade, com projetos de inclusão da Canoagem Havaiana na Educação Física escolar, formando novas gerações de remadores. E também atendendo ao público que busca a qualidade de vida. A Canoa Havaiana tem inclusa na sua prática uma forte cultura de trabalho de equipe sendo, além de prática física, uma excelente ferramenta de educação”, explica.

“Os planos são continuar estudando e treinando para desenvolver o esporte de forma integral, em todas as suas manifestações, desde o alto rendimento (profissional) até atividade como lazer (amador)”, conclui José Paulo.

Confira algumas reportagens realizadas com a equipe ACT/Taho’e:

Matéria 1

Matéria 2