Na oportunidade, a Unisanta firmará convênio com o ITESP para incentivo ao ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, além do desenvolvimento de futuros projetos voltados à Especialização

Regularização fundiária rural e urbana, diferenças entre os formatos de reforma agrária nos âmbitos dos governos estadual e federal, e a atuação da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) estão entre os tópicos a serem abordados pelo diretor executivo da Fundação ITESP, Marco Pilla, em palestra na próxima terça-feira (3), às 19h, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, em Santos.

Na oportunidade, a Unisanta e o ITESP firmam convênio que irá beneficiar funcionários e dependentes do instituto através de incentivos ao ingresso em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

A parceria tem ainda o objetivo de desenvolver estudos conjuntos no sentido de oferecer cursos voltados à especialização dos profissionais da área jurídica que atuam ou desejam atuar em questões ligadas à regularização fundiária.

Segundo o ITESP, a formação superior na área das ciências jurídicas não contempla de modo mais abrangente o Direito Agrário, embora o País seja palco de inúmeros conflitos envolvendo a propriedade rural, bem como pela sua extensão territorial, expansão agropecuária e o desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar.

Nesse sentido, os membros do instituto consideram essencial para os profissionais que estão em busca de novos mercados o conhecimento sólido nesta área em franca expansão.

O Direito Agrário trata das relações sociais e econômicas entre os sujeitos da atividade agrária, relacionadas sobretudo à terra e à produção de alimentos, decorrendo daí sua necessária interdisciplinaridade.

Por esse motivo, a especialização nessa área dará ao profissional uma visão mais abrangente da realidade agrária brasileira, permitindo a atuação consistente no mercado de forma a influenciar positivamente a agenda de desenvolvimento socioeconômico no campo.

Sobre o ITESP – A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) é a entidade responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo, assim como o reconhecimento das Comunidades de Quilombos. É vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Entre outras funções, a Fundação ITESP busca a pacificação do campo por meio da mediação de conflitos, realizando a identificação e acompanhando os conflitos fundiários no Estado de São Paulo.