O título de cidadão cubatense recebido pelo Pró-reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira foi destacado no Caderno de Indústria do jornal A Tribuna desta sexta-feira (15/4).  Em uma página, o jornal falou sobre a homenagem recebida,  enfatizando que a Universidade é  a  maior formadora  de mão de obra de nível superior para o Polo de Cubatão. A cerimônia foi realizada no último dia 7/4, na Câmara, e o título a  Teixeira foi concedido por iniciativa do vereador Severino Tarcicio da Silva, o Doda.

Orador oficial da sessão em comemoração aos 67 anos de emancipação político-administrativa do município,  o Pró-Reitor enfatizou a importância histórica e econômica da cidade, desde a época em que era distrito santista e concentrava a economia na agricultura da banana, até se transformar em um polo industrial.

Em seu discurso,  Teixeira  destacou como Cubatão tornou-se um dos principais polos industriais do País, nos anos 70,  mais de duas dezenas de grandes indústrias. Nessa mesma época,  a Unisanta passou a oferecer seu primeiro curso superior de Engenharia Operacional, criado para atender as indústrias do polo petroquímico.

“A partir das primeiras turmas formadas pelas faculdades de Engenharia da Santa Cecília, muitos desses engenheiros passaram a ocupar cargos e funções de relevância nos postos dessas empresas”, explicou o pró-reitor.

Atualmente, a Universidade mantém 32 cursos de graduação superiores, além dos mestrados em Ecologia e Engenharia Mecânica, nos quais são propostos trabalhos voltados à  solução das necessidades do polo industrial.

“A Unisanta se orgulha de participar desta brilhante história e de ter contribuído significativamente para a transformação positiva da cidade ao investir na educação, formar competentes profissionais para elevar o nível de excelência nas indústrias e no comércio, capacitar os mais diversos setores em áreas fundamentais para o desenvolvimento e o progresso das atividades”,  afirmou  Marcelo  Teixeira.

A prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, ex-aluna da Unisanta, o vereador Doda e o gerente da regional do Ciesp, Valmir Ruiz também destacaram a importância da Família Teixeira e do Colégio e Universidade Santa Cecília na educação e na formação dos profissionais da cidade.