Enquanto quatro estudantes da Universidade Santa Cecília – Unisanta acabam de embarcar para o intercâmbio na Universidade de Coimbra – UC, em Portugal, outros dois alunos voltaram do mesmo local com a bagagem cheia de experiências.

O grupo conquistou, por mérito acadêmico, a bolsa de estudos José Bonifácio, que prevê 100% de isenção na matrícula e mensalidades na instituição portuguesa. Além das notas, os alunos também passaram por análise dos currículos no que se refere às atividades universitárias, como iniciação científica, congressos, estágios.

A parceria integra o edital anual do convênio de Mobilidade Estudantil para atividades de ensino, pesquisa e extensão entre a Unisanta e a Universidade de Coimbra. Durante o intercâmbio, os estudantes cecilianos têm a opção de cursar disciplinas que serão ofertadas futuramente e depois solicitar a equivalência delas, quando retornarem, ou escolher matérias diferentes que sejam oferecidas apenas na universidade portuguesa.

Expectativas – Helena Dias e Ana Luiza Alves dos Santos Mendes, ambas de Arquitetura e Urbanismo; Lauren Galdi Botter, de Ciências Biológicas, e Nicolas Daniel Ramos, de Administração, iniciam o intercâmbio neste semestre e estão com grandes expectativas.

“Vai ser incrível, vou aprender e me divertir durante esse processo. Eu acho que o intercâmbio vai abrir uma outra perspectiva, lançar um olhar diferente, é isso que eu espero”, afirma Helena, que permanecerá em Coimbra durante um ano.

Ana Luiza ficará na cidade portuguesa inicialmente por seis meses, mas pretende estender a estada por um ano. Além de Portugal, ela também tem planos de visitar a Espanha e conferir a Arquitetura local, pela qual se diz apaixonada.

“Estudo no Santa desde 2005, quando entrei no colégio. Sempre tive muito acesso ao que a Universidade disponibiliza para os alunos. Fazer o intercâmbio sempre foi um sonho. Sempre busquei por isso e estudei muito. Quando entrei na faculdade, já corri atrás do intercâmbio, porque já tinha a noção de que existia essa possibilidade de aplicar para fazer a faculdade em Coimbra. Estou bem ansiosa, minhas expectativas estão nas nuvens”, destaca Ana Luiza.

Assim como Ana Luiza, Nicolas e Lauren também conheceram a possibilidade do intercâmbio no início da graduação e decidiram aproveitar a oportunidade de estudar no exterior.

“No primeiro dia de aula uma professora falou sobre a possibilidade do intercâmbio para Coimbra e eu achei muito interessante. Minhas expectativas são muito altas. Vou conhecer gente nova, abrir um pouco a cabeça e conviver com pessoas do mundo inteiro, fora a experiência de morar fora e ter uma bagagem muito maior no currículo. Após o intercâmbio, me vejo como uma pessoa muita mais vivida, com mais experiência e independência”, diz o estudante de Administração.

Lauren já está alojada na Universidade de Coimbra e ansiosa para descobrir os hábitos da cultura local. “Minhas expectativas são bem altas, sempre tive curiosidade sobre a cultura de Portugal nas universidades, como a Latada, a Praxe, o uso da capa, Queima das Fitas (festas tradicionais da Universidade), é tudo tão bonito. Por enquanto estou amando aqui, tudo bem bonito. Esses dias eu e a Ana fomos visitar o prédio do Direito da UC, que é um dos maiores pontos turísticos de Coimbra, e confesso que caíram algumas lágrimas”, relata a estudante.

Experiências – Para o estudante de Engenharia Civil, Luis Felipe Silva Pereira, o intercâmbio foi muito além do que imaginava. O aluno permaneceu em Coimbra durante seis meses e fez grandes amigos.

“Criei uma rede de apoio muito legal. São pessoas que quero levar para a minha vida toda, que me ajudaram e viveram as mesmas coisas que eu. Viver em qualquer lugar da Europa é muito intenso, são muitas emoções. É algo maravilhoso, que vai ampliar completamente a sua visão de mundo e abrir novas portas para o seu futuro”, destaca o aluno.

Já o aluno João Lucas Barbosa, de Engenharia de Produção, aproveitou a oportunidade internacional, não apenas na parte acadêmica, mas também na esportiva. Em 2022, ele representou o time de basquete da UC em campeonatos nacionais e a Acadêmica de Coimbra pelo campeonato português. “Foi uma experiência muito boa, chegamos à fase final de campeonatos”, diz.

Para o futuro, ele explica que possui planos de voltar para a Europa. “Estou no último ano de faculdade, comecei meu TCC e acredito que as coisas que aprendi no intercâmbio poderei colocar em prática posteriormente. Já conversei com algumas faculdades portuguesas para iniciar uma pós-graduação lá”, acrescenta.

Sobre o intercâmbio – De acordo com o coordenador de Internacionalização da Unisanta, Prof. Daniel Siquieroli, semestralmente a Unisanta publica, em um edital, todas as ofertas de bolsas para intercâmbios. “Geralmente as universidades do exterior oferecem disciplinas que as universidades brasileiras não possuem. Quando o aluno vai para o exterior fazer parte de sua graduação, muitas vezes ele vai ter um enriquecimento curricular, pois terá a oportunidade de participar de diversas disciplinas e ações de pesquisa que normalmente não seriam feitas na graduação tradicional do Brasil”.

O coordenador explica que graças ao convênio, os alunos ganham uma bolsa de 100% sem custo de taxas administrativas da Universidade portuguesa e terão que arcar com os custos de transporte, alimentação e hospedagem.

“Eles vão ter contato direto com outra cultura e tecnologias que estão disponíveis na Europa, mas não no Brasil. Além disso, o fato de ter de sair de dentro de casa, passar uma temporada longe da família em um espaço diferente e com alunos internacionais de vários países faz com que o aluno também desenvolva características de extroversão, de curiosidade. Ele vai ter que aprender a inovar e lidar com as diferenças culturais e geográficas, com o clima, alimentação, então, isso também gera um desenvolvimento pessoal muito importante”, conclui o coordenador.

Mais informações sobre os intercâmbios podem ser obtidas aqui: https://www.unisanta.br/VidaAcademica/Intercambios