Dando continuidade ao acompanhamento realizado em cidades da região, o Núcleo de Pesquisa e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (NESE/Unisanta), realiza neste dia 16, às 9 horas, encontro para divulgação dos resultados de sua 2ª Pesquisa de Emprego e Desemprego da Cidade de Praia Grande. O evento será realizado no Consistório da universidade, situado no Bloco M, na Rua Oswaldo Cruz, 277, em Santos (SP).

O levantamento tem como objetivo monitorar as ofertas de emprego na cidade, o que é feito com outras três localidades da Baixada Santista — São Vicente, Cubatão e Guarujá — além de, já tradicionalmente, Santos. Com relação a Praia Grande, os dados dessa pesquisa foram obtidos em 450 domicílios e buscam analisar, principalmente, se o desemprego no município, considerado bastante alto no levantamento anterior realizado em 2007, sofreu alterações.

“É a partir do conhecimento desses dados que se podem dar opções ao poder público para que se corrijam eventuais distorções e se planejem políticas públicas”, afirma o coordenador de pesquisas do NESE/Unisanta, Jorge Manuel de Souza Ferreira.

Há também interesses em se traçar o perfil dos entrevistados, tanto do empregado como do desempregado. Além disso, visa-se buscar ou ampliar análises dentro de pontos em crescimento. Ferreira lembra que, em 2007, detectou-se uma relativamente alta quantidade de autônomos. Ele adianta que, na pesquisa desse ano, esse dado se comprovou, com a manutenção dessa taxa.

Ainda nesse mês de setembro, está sendo realizado outro levantamento em Santos e até o final do ano, deve começar mais um monitoramento em São Vicente.