A base comparativa é setembro de 2013

O Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese/Unisanta) divulgou, na tarde desta quarta-feira (10/12), os últimos números da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da cidade de Santos. O índice de desemprego apurado foi de 8,9% da População Economicamente Ativa, percentual significativamente inferior ao apurado em setembro de 2013, em 1,4 ponto percentual. Confira pesquisa na íntegra: PED – SANTOS

De acordo com o economista Jorge Manuel de Souza Ferreira, coordenador da pesquisa, o que certamente contribuiu para a redução do índice de desemprego foi o aumento na quantidade de aposentados (inativos) e redução da quantidade de aposentados ativos.

Ainda segundo a pesquisa, os investimentos significativos no porto de Santos inegavelmente também têm colaborado para a melhora da empregabilidade na região, e o aprofundamento do canal portuário também contribuirá para a economia local e nacional reduzindo custos na movimentação de cargas bem como o aumento na movimentação.

Quem são?  O perfil dos desempregados nesta pesquisa é de 52% mulheres. Quanto à escolaridade, os desempregados têm predominantemente (40,4%) ensino médio completo. A faixa etária entre 16 e 24 anos detém 40% de todo o contingente, e, se somados os que têm idade até 29 anos, chega a 51%, ou seja, os mais jovens concentram a maioria dos desempregados.

Universo – Foram pesquisados, durante o mês de março, 502 domicílios, totalizando um universo de 1347 pessoas (sendo 745 mulheres e 602 homens), correspondente a 0,41 % da população residente, conforme dados estatísticos do IBGE, censo de 2010.

Este universo garante margem de erro de 1,9% sobre os índices apurados, para um intervalo de confiança de 95,5%. Uma vez definido o tamanho, a amostra foi subdividida pelos bairros e morros da cidade, proporcionalmente à população de cada um.