Eles receberam placas especiais de agradecimento e foram dadas medalhas de honra ao mérito a atletas de karatê, natação, xadrez, futsal e tênis de mesa, para alunos do Colégio Santa Cecília que têm se destacado em competições nacionais e internacionais.

“Esta é a equipe de natação mais top que a Unisanta já teve”. Assim o técnico Márcio Latuf explica as vitórias e recordes contínuos e expressivos que a Universidade Santa Cecília (Unisanta) tem conquistado no Brasil e principalmente no exterior, por meio de Nicholas Santos, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Poliana Okimoto. Eles foram homenageados nesta sexta-feira (12/12) na Universidade, com placas de agradecimento, e receberam a imprensa para entrevistas.

A Unisanta sempre se destacou nos anos anteriores, lembra Latuf, que trabalha há 27 anos no Santa. “Mas este é um momento especial. Temos dois campeões mundiais, um olímpico. um recordista mundial, um recordista sul-americano e brasileiro. E uma revelação como Felipe Ribeiro, que, aos 16 anos, quebrou recordes de Matheus Santana, que por sua vez quebrou recordes de Cesar Cielo.  São três gerações de atletas da maior qualidade.”

Márcio Latuf atribui o sucesso da equipe aos investimentos e à infra-estrutura que a Unisanta oferece ao esporte, além da dedicação e do potencial dos atletas. Em nível nacional, lembrou, o Brasil está em uma posição de destaque, ao vencer, pela primeira vez , o título inédito de Campeão Mundial de Piscina Curta, em Doha. Sem contar a primeira colocação em Maratonas Aquáticas em Barcelona.

Uma série de fatores tem contribuído para essa posição do País na natação mundial. Entre eles, segundo Márcio Latuf, principalmente os investimentos que os clubes fazem e também o apoio da Confederação Brasileira de Natação e do Comitê Olímpico, que levam os atletas para as competições internacionais e assim dão chance a eles e aos técnicos de se aprimorarem.

Tranquilidade

A posição recente de liderança da natação brasileira não é motivo para os atletas sentirem pressão devido a eventuais cobranças externas, segundo Nicholas Santos, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Poliana Okimoto. Os nadadores já se cobram naturalmente, explicou Nicholas, que tem, como objetivos, melhorar cada vez mais seus tempos para as Olimpíadas e seu desempenho também nos 100 metros borboleta de piscina longa.

Felipe Ribeiro, aluno do Colégio Santa Cecília e Matheus Santana, ex-aluno, sempre comparados pela imprensa a Cesar Cielo, consideraram essa “uma competição saudável”, que encaram com bom humor, mas fazem questão de manter suas individualidades e de se manterem tranquilos, livres de pressões externas. O próximo foco de Felipe é o Troféu Maria Lenk e o Mundial Juvenil de Cingapura.

Os principais atletas da Unisanta se preparam para o próximo Open de Natação, entre os dias 16 e 20 de dezembro, no Rio de Janeiro, onde uma boa participação, entre os dez primeiros, garantirá o índice e classificação para o Mundial de 2015, em Kazan, na Rússia. Esse é o foco da maratonista Poliana Ribeiro, que esteve algum tempo se recuperando de uma lesão. “Estou 100% preparada para o próximo campeonato mundial. “Tenho muito a agradecer a Marcelo Teixeira e à Unisanta que me deram o tempo e a calma necessárias para minha recuperação”, disse.

Homenagens

O Pró-Reitor Administrativo Marcelo Teixeira fez questão de cumprimentar os atletas de ponta, os iniciantes e suas famílias, lembrando que o apoio às equipes de base é uma característica do Complexo Educacional Santa Cecília. Parte daí a revelação dos talentos. . A Instituição concilia o esporte e a educação, com êxito, acrescentaram a reitora, Sílvia Teixeira Penteado e a presidente, Lúcia Teixeira.

Sílvia mencionou “outro ponto forte da Instituição, as pesquisas e os laboratórios, e Lúcia o trabalho da equipe Técnica e Multidisciplinar de Natação e dos Cursos de Fisioterapia, Odontologia e Educação Física.

Títulos e homenagens

Receberam homenagens nesta sexta-feira, no auditório do Bloco E da Unisanta:

Nícholas Santos – Recordista Sul-Americano e Brasileiro nos 50m borboleta, duas medalhas de ouro e uma de prata no Mundial em Piscina Curta de Doha, no Catar; Matheus Santana – Recordista Mundial Júnior nos 100m livre; Felipe Ribeiro – Campeão Brasileiro Juvenil nos 100m livre, com índice para o Mundial Júnior, que acontece em Cingapura, em setembro do ano que vem; Poliana Okimoto – Vice-campeã do Circuito Mundial de Águas Abertas.

Os mesatenistas e alunos do Colégio Santa Cecília: Vitor Bibiano – Campeão Mundial dos IX jogos da Comunidade de Língua Portuguesa, Sul-americano, aberto da Argentina, e Vice-campeão latino-americano. Bibiano recebeu a homenagem em nome Pedro Rodrigues – Campeão Mundial nos IX jogos da Comunidade de Língua Portuguesa, do 46º Campeonato Brasileiro e Brasileiro/ Sul-americano dos Jogos Escolares 2013 e Guilherme Teodoro – Campeão Sul-americano e Brasileiro, melhor atleta do ranking mirim 2014.   Teodoro e Rodrigues estavam participando de uma seletiva em São Caetano.

Homenageados ainda os atletas de Karatê (Luiza Orsini e Matheus Bortolomasi), do Xadrez (Rayssa Azusa e Guilherme Mendes Basedon), equipes do Futsal (Campeão da Copa TV Tribuna de Futsal Escolar – sub 12; da Copa CNA de Futsal Escolar – sub 7, sub 8, sub 9, sub 10, sub 12 e sub 14; da Copa Nupec de Futsal Escolar – sub 7, sub 8, sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16; da Copa Fefesp – sub 10; e sub-regional, regional e finalista dos jogos escolares do estado de São Paulo /JEESP – sub 14) e do Handebol (4ª colocada na Copa TV Tribuna).

Estavam presentes à solenidade o Delegado da 7ª Região da Federação Aquática Paulista, Peter Bydlowiski, o Superintendente de Natação Maurício Oliveira, representando o presidente da Federação Aquática Paulista, Miguel Cagnoni; o diretor técnico da FUPES, Marcelo de Oliveira Rossi, representando o presidente da FUPES, Paulo Miashiro; o juiz da 2ª Vara e Coordenador do Juizado Especial Cível (JEC) /Unisanta e da Unidade Avançada do Juizado no Terminal Marítimo de Passageiros – Concais- , dr. Guilherme Macedo Soares;  Profª. Marilisa Grottone, Diretora do Colégio Santa Cecília, Marcus Teixeira, diretor de Marketing da Unisanta e Marcelo Teixeira Filho, assistente da Pró-Reitoria Administrativa.