O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para a cidade de Santos, no mês de março, apresentou inflação de 0,43% contra 0,04% em fevereiro. O índice apurado foi pressionado principalmente, pelos acréscimos de valor dos alimentos e do vestuário. A informação é do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese/Unisanta).
De forma específica, é feita a seguir análise detalhada, por grupo, das principais variações apuradas:

– Grupo Habitação: Apresentou equilíbrio com pequena inflação de 0,03%, motivada pelo acréscimo de preços de materiais de limpeza em 1,55%, compensado este aumento com a estabilidade de vários outros itens e alguma redução em preço de equipamentos eletroeletrônicos.
– Grupo Alimentação: Foi apurada inflação de 1,81% motivada pelos aumentos de preço dos produtos industrializados em média 1,71% dentre estes, os produtos panificados se destacam pelo aumento do pão francês em 5, 35% e da baguete com 3,08%. Ainda contribuíram de forma decisiva para a inflação do mês, os produtos in natura, cujos aumentos somaram 10,07% sendo que as frutas apresentaram majoração de 9,61%, os legumes 13,2% e as verduras 17,13%. Em termos de acumulado o grupo alimentação acumula 2,41% em 2009.
– Grupo Transportes: Também apresentou inflação de 0,34% tendo por principal causa o aumento do preço dos veículos em 1,13%, e o aumento do preço da passagem de metrô em 6,25%.
– Grupo Despesas Pessoais: Apresentou deflação de -0,61%, apesar do aumento do preço dos serviços pessoais como, manicure e cabeleireira e das bebidas como refrigerante e isotônicos, houve redução de preços de -2,24% no subgrupo recreação e cultura.
– Grupo Saúde: Apresentou inflação de 0,10%, decorrente do aumento do preço dos remédios 0,0 e dos produtos farmacêuticos 3,55%.
– Grupo Vestuário: Houve inflação de 3,52% este aumento teve grande influência das roupas de inverno como blazer, malha de lã e jaquetas do vestuário feminino que aumentou em média 10,0%. As roupas de homem tiveram pequena redução -1,35% e as roupas de criança aumento médio de 1,72% com influência significativa das blusas de lã.
– Grupo Educação: Constatou-se deflação no mês na ordem de -0,07% devido à queda de preço do material escolar em -3,22%.

O IPC – NESE/Unisanta tem por referência o consumo familiar para famílias com renda até 40 salários mínimos.