IPC – NESE/UNISANTA

setembro– 2013

O IPC – NESE/Unisanta apura inflação de 0,29%

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para a cidade de Santos, no mês de setembro, apresentou inflação de 0,29%, indicando que a desaceleração da inflação continua, sendo este, o quarto mês de inflação baixa. A informação é do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília – Nese/Unisanta.

No acumulado do ano o índice atingiu 4,03%, e em doze meses o índice chega a 5,54%. Este comportamento de queda da inflação deve-se à política monetária que resultou na elevação das taxas de juros, que deve continuar até dezembro, comprimindo mais ainda a expansão da economia e por decorrência a demanda.

Como pode ser visto no quadro abaixo quatro grupos apresentaram deflação, e os grupos transportes e alimentação foram os que mais tiveram impacto na inflação medida.

De forma específica, é feita a seguir análise detalhada por grupo, das principais variações apuradas:

–          Grupo Habitação: Foi apurada deflação de -0,08% cujos efeitos tiveram origem na queda de preço dos equipamentos para domicilio da ordem de -1,1%, neste subgrupo estão incluídos equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos em geral.

–          Grupo Alimentação: Teve inflação de 0,99%, voltando a subir depois de uma deflação apurada em agosto. Os itens que mais influenciaram foram: pão francês com 3,61%, pertences de feijoada 9,5%, derivados de leite 0,85%, macarrão 4,3%, carne bovina 2,8%, leite longa vida 2,6%, arroz empacotado 12,7% e frutas 1,3%. No ano os alimentos tiveram aumento de 4,47%.

–          Grupo Transportes: Foi constatada inflação de 1,07%, devido ao acréscimo de preço de manutenção do veículo em 2,0%, sendo que os reparos no veículo tiveram acréscimo de 15%. Destaque ainda para o aumento de preço dos veículos em 0,3%. No ano o subgrupo já teve inflação de 4,2%.

–          Grupo Despesas Pessoais: Houve inflação de 0,07% destacando-se aumentos de refrigerantes 1,09% e cervejas 0,5%, no subgrupo de produtos de beleza, o bronzeador teve acréscimo de 31%.

–          Grupo Saúde: Foi constatada deflação de -0,01% ou seja, praticamente estável.

–          Grupo Vestuário: Foi constatada deflação pelo segundo mês consecutivo da ordem de  -1,12% o que se justifica pela mudança de estação quando ocorrem os tradicionais descontos para desova de estoques. Estas reduções abrangeram o vestuário feminino, masculino e infantil, sendo compensado parcialmente por acréscimos nos tecidos e aviamentos e bijuterias.

–          Grupo Educação: Apresentou deflação de -0,02% a queda foi constatada no material escolar em -0,5%. O item educação tem a maior alta acumulada no ano 13,98%.

Quadro I – Demonstrativo da apuração mensal e acumulada

4,03

Índice acumulado 12 meses

5,54

O IPC – NESE/Unisanta tem por referência o consumo familiar para famílias com renda até 40 salários mínimos.

Responsável técnico: Economista Prof. Jorge Manuel de Souza Ferreira