Depois que terminou o curso de Administração na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em 2009, Andressa Castro começou o curso de Ciências Contábeis, em 2010 e se formou em 2012. Hoje, ela trabalha como analista comercial na empresa Rumo Logística.

Ela conta que o curso de Administração foi muito importante, por ser bem abrangente e possibilitar a atuação em diversas áreas. “Conciliando o curso de Administração com os estágios que eu fiz, desenvolvi habilidades de gestão do tempo, de pessoas, organização, planejamento, que são coisas fundamentais aprendidas em administração”.

“Já em Ciências Contábeis, eu comecei trabalhando como assistente administrativa no Setor Financeiro, onde eu verificava os valores recebidos, como seriam baixados, fazia conciliações, que são alguns assuntos que aprendemos na Faculdade. E hoje, no comercial, por ter que lidar com situações diferentes todos os dias e ter interface com todas as áreas da empresa, eu consigo fazer um mix de tudo que aprendi nos cursos, pois tenho contato com o cliente, questões financeiras, planejamento e orçamento”, afirma.

Durante o curso de Administração, Andressa participou de projeto de Iniciação Científica, oportunidade em que participou de Simpósio em Resende (Rio de Janeiro) apresentando um artigo baseado no TCC de Administração, que teve nota 10. Além disso, organizou,  durante alguns anos,  a participação dos cursos de Administração e Ciências contábeis nos Jogos da Unisanta, inclusive jogando handebol.  “Eu participei de mais atividades da Unisanta, além de cursar duas faculdades,  e aproveitei bastante”.

Andressa elogia os professores. “Com certeza aprendi muito com muitos professores na Unisanta e um dos principais, que mais me estimularam a fazer os dois cursos, foi o professor Marcelo Perez. Ele sempre incentivou os alunos a buscarem mais, não se limitarem aos conteúdos apresentados no curso, buscarem boas colocações, e saírem da zona de conforto. Menciona também os professores Eudoxio, Ambrósio, Regina”.

“Uma empresa precisa de um contador para apresentar os resultados da empresa, seja perante o governo ou perante os acionistas”, ressalta a ex-aluna, mencionando a importância desse profissional para a economia.

Ela afirma que,  para se ter sucesso em qualquer profissão, é preciso se dedicar. “Na minha área a matemática é importante, porém não é o mais importante. Sempre ouvi desde o tempo de escola que podemos ser o que quisermos ser e sempre acreditei nisso, basta apenas estarmos focados e certos do que queremos. Além disso, é importante termos resiliência e vontade. Não adianta esperarmos que as oportunidades venham até nós, precisamos buscá-las”.