A professora Daniela Marino, que leciona nos cursos EAD de Letras e Biblioteconomia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), será uma das participantes de um debate sobre questões de gênero e representações femininas nas histórias em quadrinhos. O evento acontece neste sábado, 15 de março, às 10h, na Sala Egon Schaden, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). A entrada é gratuita, presencial e não requer inscrição prévia.
O encontro contará também com a presença da pesquisadora Nicoleta Mandolini, da Universidade do Minho, em Portugal. As convidadas apresentarão suas pesquisas e reflexões sobre a temática. Daniela Marino, doutoranda em Ciência da Informação na USP e coordenadora editorial do site Mina de HQ, trará insights de sua tese de doutorado, que analisa a crítica especializada em quadrinhos sob a perspectiva de gênero. Já Nicoleta apresentará seu trabalho sobre a representação da violência de gênero nos quadrinhos italianos e lusófonos.
A mediação será realizada por Sabrina Paixão, da Faculdade de Educação da USP, e a organização é de Marco Almeida, professor de Ciência da Informação da USP e coordenador do grupo de pesquisa Practic.
Destaque na pesquisa sobre quadrinhos
Daniela Marino é considerada uma das principais pesquisadoras brasileiras na área de histórias em quadrinhos. Integra o júri do HQMIX, o mais relevante prêmio brasileiro do setor, e já foi premiada duas vezes pela organização do livro “Mulheres e Quadrinhos”. Reconhecida internacionalmente, Daniela também é referência quando o tema é a presença feminina nas HQs.
Serviço
Data: Sábado, 15/03/2025
Horário: 10h
Local: Sala Egon Schaden, Escola de Comunicação e Artes da USP
Entrada: Gratuita e sem necessidade de inscrição prévia