Dra. Maria Cristina Gontijo palestra no X Congresso de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB

288

Professora de Direito Marítimo e Portuário e de Direito Internacional do curso de Direito da Universidade Santa Cecília, Maria Cristina Gontijo foi convidada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para palestrar no X Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro das Seccionais da OAB, a ser realizado nos dias 27 e 28 de outubro, das 8h às 18h, no Centro de Convenções da Praia do Forte, na cidade de Mata de São João, na Bahia.

Com o tema “Direito Marítimo: inovação e sustentabilidade”, Maria vai ser a debatedora em uma das dez rodas de discussões programadas pela organização do evento, além de painéis que irão expor artigos científicos relacionados às áreas jurídica, marítima, portuária e aduaneira.

“A temática da sustentabilidade no transporte marítimo e nos portos são algumas de minhas especialidades junto às pesquisas do NEPOMT (Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos/Unisanta) e também na advocacia. Entendo que o debate é de suma importância, considerando as responsabilidades e o papel preponderante do Brasil na busca pela sustentabilidade dos portos e do transporte marítimo no mundo”, diz.

O convite para participar do congresso foi feito pela Comissão de Direito Marítimo e Portuário do Conselho Federal da OAB e pela Comissão de Direito Marítimo da OAB/BA.

“Me senti extremamente honrada e grata pelo convite. É o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com a Unisanta e mostra que a instituição passou a ser reconhecida nacionalmente no cenário jurídico, marítimo e portuário, com esforços empregados pelos seus alunos, professores e pesquisadores, contando com apoio incondicional da reitoria e coordenação dos cursos na graduação e pós-graduação”, reforça a docente.

Ela deve entrar no palco do Centro de Convenções da Praia do Forte a partir das 16h, do dia 27/10, ao lado de nomes, como o da Dra. Larissa Amorim, secretária de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura, do Dr. José Marques, presidente da Comissão de Direito Marítimo da OAB/RS e também o do Dr. Iwan Jaegger, do escritório Kincaid Mendes Vianna (RJ).

O que é o Congresso Nacional de Direito Marítimo? Maior evento jurídico do setor no país, o Congresso Nacional é e vem sendo realizado anualmente pelas comissões temáticas estaduais desde o ano de 2012. O congresso já percorreu diversos estados e cidades, como Itajaí (SC), Santos (SP), Vitória (ES), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Paulo (SP), Brasília (DF), Balneário Camboriú (SC) e, agora, seguindo com os cuidados e as restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus, será realizado pela primeira vez na Bahia.