A professora de graduação, mestrado e doutorado da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Patrícia Gorisch, participou do II Congresso Internacional do Direito das Famílias, realizado nos dias 20 e 21 de junho de 2024, na Faculdade de Direito de Lisboa, em Portugal. A professora ministrou uma palestra com o tema “Proteção da Privacidade de Crianças e Adolescentes na Era Digital”.
Na Unisanta, além de coordenar o Observatório dos Direitos do Migrante, Patrícia ministra aulas nos cursos de Direito, Relações Internacionais, e Psicologia, no mestrado em Direito da Saúde e no doutorado de Ciência e Tecnologia Ambiental.
Sobre o Congresso – O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) – Núcleo de Língua Portuguesa, reuniu renomados profissionais de diversos países lusófonos, como Brasil, Portugal, Angola e Timor-Leste, incluindo advogados, juízes, acadêmicos e especialistas em direito das famílias.
“A minha participação neste congresso destaca-se por abordar casos emblemáticos e a situação das crianças em situação de refúgio, enfatizando a necessidade de políticas e regulamentações eficazes para proteger essa população vulnerável”, declarou Patrícia.
Patrícia falou também do malefício da tela e como a privacidade das crianças e adolescentes fica prejudicada com essa era digital. Como parte da palestra, a professora abordou ainda o Projeto da Unisanta – Menos Tela, Mais Vida – uma proposta para a redução do uso de telas por crianças e adolescentes.
Entre os principais pontos abordados estão:
* Desafios da Privacidade Digital: Exposição dos riscos e desafios enfrentados por crianças e adolescentes no ambiente digital.
* Casos Emblemáticos: Análise de casos reais que ilustram as violações de privacidade e suas consequências legais.
* Crianças em Situação de Refúgio: Discussão sobre a vulnerabilidade específica das crianças refugiadas e a necessidade de proteção adicional.
Além da contribuição de Patrícia Gorisch, o evento contou com a participação, como congressista, da ex-aluna da Unisanta, Carolina Galvanese, que atualmente é mestranda em Portugal.
O congresso também realizou diversas sessões temáticas, como Direitos Fundamentais da Família, União Estável x União de Facto, Alienação Parental e Controvérsias, Adoção, Direito Homoafetivo e Gênero, Violência Familiar na Sociedade Digital, Mediação Familiar, Direito Sucessório, Reprodução Assistida e Interdisciplinaridade no Direito das Famílias.
Sobre a palestrante – Patrícia é pós-doutora em Direito à Saúde pela Università degli Studi di Messina, na Itália, e atualmente é pós-doutoranda em Direitos Humanos pela Universidad de Salamanca, na Espanha. Possui doutorado em Direito Ambiental Internacional e é mestre em Direito Internacional. Atualmente, exerce a função de presidente nacional da Comissão de Direitos dos Refugiados do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).
Além disso, é cofundadora e diretora jurídica da ABRAFH e coordenadora do Observatório dos Direitos do Migrante da Universidade Santa Cecília. Patrícia também é cofundadora do Instituto Julia Schegerin, focado em educação humanitária. Como pesquisadora em Direitos Humanos, atua em um projeto em parceria com a Birmingham City University (BCU), na Inglaterra. Paralelamente, ela é consultora em Ação Humanitária, na World Scout Movement (WOSM).