Aprovada pela Comissão de Estudos Jurídicos da OAB Federal no Dia dos Direitos Humanos há dez anos, a Faculdade de Direito da UNISANTA foi a primeira da região a abrigar um Anexo do Juizado Especial Cível, em Santos. A qualidade de ensino se reflete, entre outros fatores, pelo conceito A dado pelo MEC em todos os itens: organização didático-pedagógica, o excelente corpo docente e instalações modelo.
Responsabilidade Social A prestação de serviços à comunidade é outro diferencial. Programas como a Universidade Cidadã estimulam a inclusão e formação consciente objetivando mudanças de patamar de direitos de homens e mulheres. Alunos dos quatro últimos semestres, supervisionados por juízes, atuam como conciliadores no Juizado Especial Cível – Anexo UNISANTA, onde são atendidas aproximadamente 3.600 pessoas por ano, num total de 1.800 processos abertos. O Escritório de Assistência Jurídica, que aproxima a teoria à prática, tem mais de 1.000 atendimentos por ano, gratuitamente. Convênios com o Tribunal de Justiça de SP, entre muitos outros, ampliam estágios para alunos do 1º ao 5º ano.
Corpo Docente Renomados doutores e mestres compõem o Curso que é dirigido pelo Dr. Norberto Moreira da Silva, membro do Conselho Federal da OAB, e coordenado pelo Dr. Maurício de Faro Melo. São eles: Desembargadores: corregedor do Tribunal de Justiça, Gilberto Passos de Freitas; Gildo dos Santos e Everaldo Colombi. Juízes: Luiz Godoi, do Tribunal Superior do Trabalho; Cassiano Rocha; Claudio Sá dos Santos; Fábio Taborda; Guilherme Soares; Joel Mandelli; Manoel Luiz Ribeiro; Marco Antonio de Freitas; Roberto Maia Filho; Rômolo Russo Jr. e Silvana Borges. Promotores: Fernando Akaoui; Nilo Salgado Filho e Wallace Martins Jr. Procurador: Julio Ogasawara. E ainda: Aldo de Souza; Ana Virginia Guarim; Bernadete Mercier; Carla Fischer; Carlos Faorlin; Conceição Gmeiner; Gilberto Ghiuro Jr; Gildo dos Santos Jr.; Kátya Blotta; Kátya Patella Couto; Lucas Siqueira; Luciano de Souza; Manoel Filipe; Marcelo Veronez; Maria Fernanda da Silva; Maria Luiza Nascimento; Mônica Lanigra; Nelson Conserino; Neusa Bittar; Osmar de Paula Conceição Jr.; Oswaldo Senger; Renata Leme; Ricardo da Rocha Neto; Roberto Jovino; Sandra dos Santos; Sérgio Freudenthal e Wanderley Tedeschi.
Pesquisas Científicas – Destaque também ao campo da iniciação científica e das pesquisas, com a contribuição para a região e o País, como os Núcleos de Direito Ambiental e de Bioética, entre outros intercâmbios internacionais e projetos do Núcleo de Estudos e Práticas Jurídicas e dos reconhecidos cursos de Pós-Graduação.
Instalações – O curso teve sua biblioteca ampliada no prédio recém edificado no Campus. É uma das mais bem aparelhadas na área e referência, assim como o Tribunal do Juri e outros ambientes dotados de tecnologia para enriquecer o conhecimento.
Aprovação na OAB e em concursos – Seus alunos e ex-alunos têm obtido excelentes colocações no Exame da Ordem, conquistando aprovações em concursos e nos destacados trabalhos de conclusão de curso.