A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em parceria com a Rádio Bandeirantes e Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo), fizeram nesta quarta-feira, 8/1, no estacionamento da Universidade, teste gratuito de qualidade de combustível.
“O teste consiste em analisar o combustível do automóvel, seja ele álcool ou gasolina, e verificar os parâmetros de pureza destes”, afirma Reginaldo César dos Santos, engenheiro químico, que realiza as análises.
“A gasolina, 100 ml (cem mililitros), é colocada em um aparelho de infra vermelho, e em três minutos temos os resultados para o consumidor”, afirma Santos. “Já no caso do álcool, a análise é feita com meio litro de combustível, no phmetro e também é verificada a condutividade elétrica”.
“Para se ter uma idéia da qualidade da gasolina, por exemplo, é tolerado ter de 24 a 26% de mistura de álcool anidro, sendo que de 35 amostras de combustível analisados, seis estavam adulterados, ou seja, com excesso de álcool na gasolina”, diz Carlos Henrique Cruz, Diretor do SINCOPETRO.
Segundo Cruz, foram analisados 15 veículos movidos a álcool e nenhuma desconformidade foi encontrada nos combustíveis apresentados.
Na próxima terça-feira, dia 15/01, a SINCOPETRO estará analisando gratuitamente o combustível dos automóveis em Praia Grande, no Jardim Quietude.