Com a palestra Antártica – Um oceano abaixo de zero (ecossistema antártico), variações climáticas dos últimos milênios, e as fronteiras da ciência marinha polar, o XIV Simpósio de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta) iniciou suas atividades, nesta segunda, 4/7, às 19h, no Bloco E, na Rua Cesário Mota, 8.

O palestrante da abertura e oceanógrafo, André Belém, faz parte de um grupo que acredita que não estamos em um aquecimento global e sim uma glaciação.

Belém é pesquisador de geoprocessamento, perfuração e prospecção de petróleo, já participou de 10 expedições na Antártica, além de ter desenvolvido pesquisas no programa antártico dos governos brasileiro (Proantar), americano (Polar Program – National Science Foundation) e alemão (Joint Global Ocean Flux Study), quando desenvolvia projetos de mestrado e doutorado, este último título obtido no Alfred Wegener Institut, na Alemanha. Atualmente, é gerente operacional do Projeto Ressurgência, na Universidade Federal Fluminense.

O Simpósio conta com mais de 500 participantes de 11 estados brasileiros, entre eles Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Goiás e Pará, além do Distrito Federal. Todo o material do evento, que acontece até o dia 8 de julho, com palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas, será de papel reciclado, plástico reutilizado e garrafas PET.

“O Simpósio proporciona o contato com pesquisadores e oportunidades de desenvolver estágios em estados como Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que normalmente abrigam projetos como TAMAR, Golfinhos Rotadores, Baleia Franca e Projeto Peixe Boi. A cada ano percebemos mais alunos participando de programas de mestrados, para os quais os contatos foram iniciados no Simpósio”, afirma um dos coordenadores do encontro, o Prof. Orlando Couto Junior.

Programação – Entre as atividades destaca-se a Mesa-Redonda Perspectivas das atividades de Porto e Mar, que irá discutir todas as questões que envolvem a ampliação do Porto de Santos como: danos e recuperação do meio ambiente local, empregos e oportunidades que serão criados, os programas de educação ambiental, os impactos produzidos nas redes de malha viária e hoteleira, entre outros aspectos.

Além das palestras Ferramentas Moleculares Aplicadas à Gestão Pesqueira, a cargo do mestrando Rodrigo Rodrigues Domingues, do Instituto de Pesca – APTA – SAA – SP; Animais Marinhos Venenosos e Peçonhentos, pelo mestrando Mateus Marcos Rotundo, curador do Acervo Zoológico da Unisanta; Nas Lentes no Mundo Marinho, com o diretor geral do programa Mundo Marinho, Adrian Martino e Biologia e Conservação de Baleias Francas, pela coordenadora do Instituto Baleia Franca, Mônica Pontalti.

Também serão abordados os temas Ecotoxicologia Aquática, pelos doutores Augusto César e Camilo Dias Seabra e pelo mestrando Fernando Sanzi Cortez, pesquisadores do Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta; e ainda Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos com ênfase em Aves, mamíferos e quelônios, com a mestre Andrea Maranho, do GREMAR – Guarujá.

O XIV Simpósio de Biologia Marinha da Unisanta é coordenado pelos professores André Martins Vaz, Jorge Luis dos Santos e Orlando Couto Junior, com apoio da equipe composta por Giuliana Reis Clemente, Jéssica Mascarenhas Sicuto, Karla Lucatelli Duarte, Matheus Marcos Rotundo e Taciana Barbosa Henriques.

A programação completa pode ser conferida no site www.unisanta.br/simposiobiomar

Confira as fotos da abertura do evento: