A contribuição da pesquisa de iniciação científica na formação de um perfil diferenciado do aluno de graduação é largamente consensual no mundo acadêmico. Pensando nisso, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) reunirá mais de 700 estudantes de 27 Instituições de Ensino de todo o País, na próxima sexta-feira (28), para apresentar trabalhos de iniciação científica de todas as áreas do conhecimento no VIII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC/Unisanta).

No total serão expostos 371 trabalhos no Ginásio Poliesportivo da Universidade. As sessões científicas terão início às 9h, com a apresentação de pesquisas das áreas de Ciências Biológicas e Saúde; às 10h ocorrerá a solenidade de abertura com a presença da alta direção da Unisanta. No período da noite, a partir das 18h30, os trabalhos de Engenharias, Arquitetura e Ciências Sociais serão expostos e na sequência, às 20h30, os de Ciências Exatas e Humanas. A programação completa e os anais do evento podem ser consultados na página http://eventos.unisanta.br/cobric.

Repercussão nacional – Além dos alunos de graduação da Unisanta, participam universitários de instituições de diversos estados do País, tais como: Instituto Federal de Educação, Fatec, Instituto de Pesca, Faculdade Impacta de Educação, Faculdade de Tecnologia Praia Grande, Faculdade Campo Limpo Paulista, UNIP, UNINOVE, Universidade São Judas, UNIFESP, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, Universidade Anhanguera, UNESP, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Braz Cubas, Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Mackenzie, Universidade Católica de Santos, UNIMES, Centro Universitário de Itajubá, Faculdades ESAMC, Unibr e Faculdade SENAI de Tecnologia em Processos Metalúrgicos.

Para a Reitora da Unisanta, profa. dra. Sílvia Teixeira Penteado, uma graduação que tenha como alicerce a pesquisa agrega valor no curriculum vitae do aluno e responde a um dos quesitos de excelência na formação universitária. “O profissional com perfil de pesquisador deixou de ser tão somente uma necessidade dos organismos de pesquisa, mas também um imperativo do processo de reestruturação produtiva que marca a economia globalizada e pauta a agenda das organizações corporativas”.

Segundo a Presidente da Universidade Santa Cecília, profa. dra. Lúcia Maria Teixeira, inúmeros professores-pesquisadores que, atualmente, trabalham em instituições de ensino superior foram egressos de Iniciação Científica na graduação. “Eles são a demonstração inequívoca de que algumas das missões da política pública de fomento à Iniciação Científica foram amplamente alcançadas: despertar a vocação científica e desenvolver talentos para a pesquisa; reforçar a integração entre a graduação e a pós-graduação; estimular pesquisadores a engajarem estudantes de graduação nas atividades de iniciação científica; formar e acelerar a expansão e renovação do quadro de pesquisadores; entre outras”.

A profa. dra. Brigitte Rieckmann dos Santos (presidente do Congresso), o prof. dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas e a prof. dra. Sheila de Melo Borges fazem parte da coordenação geral do VIII COBRIC. Também colaboram: Claudia Venturini, Daniel Garcia Pajaro e Diego Vieira Silva.

Educação a Distância (EAD) – De acordo com o diretor de EAD da Unisanta, Prof. Dr. Marcelo Cruz, a 1ª turma de formandos no curso de Pedagogia EAD estará com 63% dos alunos presentes no evento, em função de terem seus trabalhos aprovados. “Fica evidente a qualidade gerada na EAD da Unisanta, não só formando bons profissionais, como também estimulando a produção científica e acadêmica. Esse resultado, mérito da Profa. Dra. Marcia Vale, coordenadora do Curso, e equipe, teve seu início ainda no planejamento do semestre passado”, explica o Prof. Dr. Marcelo Cruz, diretor de EAD da Unisanta, sobre a primeira participação dos alunos de Educação a Distância no Congresso.

Confira alguns temas que serão expostos no Congresso. A relação completa dos 371 trabalhos pode ser acessada pelo link.

Benefícios do exercício físico sobre o perfil metabólico de jovens que fazem uso contínuo de bebidas alcoólicas
Isadora dos Prazeres Vieira, Iago Nunes Aguillar, Alexandre Galvão da Silva, Débora Dias Ferrareto Moura Rocco
Revista Ceciliana Dez 8(2): 286, 2016

Influência do trabalho psicológico em nadadores de alto rendimento