A Universidade Santa Cecília – Unisanta foi novamente certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Entidades de Ensino Superior (ABMES) com o Selo Instituição Socialmente Responsável 2020-2021, o que atesta o comprometimento da Universidade com a busca de soluções que reduzam problemas sociais e ambientais.
De acordo com a ABMES, a Unisanta foi agraciada com o Selo pelo “empenho com a educação e com a sociedade e pela colaboração com o Dia da Responsabilidade Social 2020, promovido pela Associação, em setembro”.
Em outubro, a Universidade comemorou Dia Nacional da Filantropia e o expressivo número de 2 milhões e 200 mil atendimentos em prol da comunidade. Em apenas um ano, professores, diretores, coordenadores e colaboradores da Instituição tiveram cerca de 140 mil horas de dedicação em projetos sociais.
Esse reconhecimento também é atestado por outras renomadas entidades que incentivam a prática da responsabilidade social nas instituições de ensino, como o Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas (Fonif).
A Clínica de Fisioterapia e a de Odontologia somam cerca de 70 mil atendimentos anuais, além de estarem entre as mais bem equipadas da região, oferecendo inúmeros tratamentos e buscando inovações. A Clínica de Fisioterapia inaugurou em 2019 o 1º Ambulatório para Hemofílicos do Litoral Paulista. Os Projetos Esculpir, Bebê Clinica e Clínica de Pacientes com Necessidades Especiais, realizados pela Clínica de Odontologia, promovem o atendimento preventivo da saúde bucal de adolescentes e crianças de comunidades carentes, crianças e PcD (pessoa com deficiência).
Na área do Direito, o Juizado Especial Cível da Unisanta, o primeiro da região em Instituição de Ensino Superior, realiza cerca de 6 mil atendimentos anuais. É também o primeiro a ser instalado em Portos no mundo todo. O Escritório de Assistência Judiciária e a unidade do Procon também fazem parte dos projetos da Unisanta na área jurídica.
Outro projeto que merece destaque é o Escritório Modelo de Arquitetura e Engenharia Civil, que já teve em torno de 31 mil beneficiados. Seu foco é a criação de projetos para entidades beneficentes e comunidades carentes. Alguns dos trabalhos são o Programa de Reabilitação do Uso Residencial na Região Central Histórica de Santos, em convênio com a Prefeitura Municipal de Santos, e recentemente o projeto de reforma do Palácio da Polícia de Santos.
Durante a pandemia – As ações sociais não pararam durante a pandemia por Covid-19. Mais de 3 mil máscaras de proteção de rosto (Face Shields), por exemplo, foram produzidas no InovFabLab (laboratório de inovação tecnológica e criatividade) da Unisanta e entregues para os hospitais da Baixada Santista – SP. O projeto, intitulado Hope Shields, é realizado em parceria com o Rotary Club de Santos-Porto e Rotary Club Satélite de Santos-Porto.
Entre as instituições beneficiadas pelo projeto estão o Hospital Guilherme Álvaro e a Santa Casa de Santos. Também receberam o equipamento o Hospital dos Estivadores, Hospital de Pequeno Porte da Prefeitura (HPP Central), Hospital de Campanha UPA da Zona Leste, UPA Central, UPA da Zona Noroeste, Crei (São Vicente), Hospital Santo Amaro (Guarujá), além de 33 Policlínicas da cidade de Santos.
Para mais informações sobre esses e outros projetos, acesse aqui.