Empresas parceiras do trabalho de responsabilidade social desenvolvido pelo Complexo Educacional Santa Cecília começaram a receber nesta terça-feira (4/12) certificados de participação pelo trabalho em prol da comunidade.  Em uma primeira etapa, 36 compareceram ao ato, entre as 3 mil que oportunamente serão homenageadas.

Inicialmente, foram contempladas entidades públicas e privadas que trabalham em sustentabilidade, educação, empreendedorismo, creches e Ongs, em parceria com o Colégio e a Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Sistema A Tribuna de Comunicação foi homenageado por seu intenso  apoio de divulgação  aos  projetos de responsabilidade social da região. O Grupo foi  representado pela senhora Renata Santini Cypriano, Diretora de Marketing e pelo gerente Comercial de Marketing, Márcio Delfim Leite Soares, que destacou a importância da parceria com o Complexo Educacional.

“De todas as homenagens que o Grupo A Tribuna recebeu na comemoração do seu centenário, a que mais me marcou, sem dúvidas  foi a concessão de bolsas de estudo a filhos de leitores do jornal, uma oportunidade de  ensino de altíssima qualidade, da pré-escola à pós-graduação, no Complexo Educacional Santa Cecília”, afirmou Márcio Delfim.

Com 18 anos de idade completados dia 26 de março, 10 jovens  das 23 crianças contempladas com bolsas integrais pelo Colégio Santa Cecília no centenário do Jornal A Tribuna, ingressaram neste ano em cursos superiores da Unisanta.  Esses jovens foram representados na solenidade por Rodrigo Silva de Santana e Gustavo Rocha, estudantes de Arquitetura e Lucas Miranda, Sistemas de Informação

Oferecer bolsas de estudo da Educação Infantil ao Ensino Superior às crianças que nasceram naquela data, em 1994, momento em que o jornal completou 100 anos, foi uma das formas encontradas pelo Santa Cecília para homenagear diretores, jornalistas e funcionários do jornal.

A concessão total de bolsas de estudo no Complexo Educacional atingiu neste ano até agora o número de 6.570. Em 2012, a meta é superar em 12% o número total de atendimentos sociais que atingiram, em 2011,  um total de 1.945.792,  através dos procedimentos realizados gratuitamente por meio de clínicas, escritórios de engenharia e arquitetura, atendimento nas áreas jurídicas, na comunicação, cursos diversos, atividades culturais, entre outros. Apenas neste período, foram mais de 56 mil horas de dedicação, de alunos e professores, com trabalhos em prol da comunidade.

Toda essa atividade de responsabilidade social “deve-se  à formação qualificada de alunos e professores, e às três mil empresas parceiras da Unisanta, afirmou a presidente do Complexo Educacional, Lúcia Maria Teixeira Furlani. “Eu costumo dizer que a Unisanta é  uma universidade particular com espírito público, e com a ajuda das empresas parceiras, novos espaços públicos são criados”, acrescentou.

Não são apenas atividades sociais, pois  “estão enraizadas no ensino, na pesquisa e na extensão, sustentadas em sólidas parcerias. Vocês representam a multiplicação dos pães”, afirmou Lúcia, dirigindo-se aos representantes das entidades parcerias.

Empreendedorismo

Representando o Escritório Regional do Sebrae  na Baixada Santista, Paulo Sérgio Brito enalteceu o apoio ao empreendedorismo e a inclusão social desenvolvidos pelo Complexo Educacional Santa Cecília. Disse que a  Unisanta é a única na região que incentiva o espírito empreendedor de alunos, e sempre colabora com as iniciativas do Sebrae, oferecendo suas dependências, formando empreendedores   e participando ativamente dos projetos educativos.

O Projeto Jovem Empreendedor, em parceria com o Sebrae,  começou a ser aplicado em 2009 no Colégio Santa Cecília Santa Cecília, “primeira escola do estado a aderir ao programa, entre 35 milhões de alunos”, conforme ressaltou a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado.

Ela mencionou alguns dos projetos realizados com empresas parcerias, como o das costureiras em Vila Zilda, formadas graças ao trabalho do Curso de Gestão Comercial  (Moda), em parceria com a Elektro. As centenas de ações sociais do Colégio Santa Cecília e dos vários cursos  de  graduação, como a cobertura das eleições pelos alunos de jornalismo, atendimento nas clínicas, no Juizado Especial e no Escritório de Assistência Judiciária, entre tantos projetos, representam “transformar o conhecimento em ação”, disse a reitora.

“Atrás de cada empresa e entidade parceira estão vocês, da legião do bem, da brigada do bem”,  afirmou Sílvia, dirigindo-se aos que receberam certificados na manha  desta terça-feira.

O Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira, referiu-se a ações internas e externas de responsabilidade social e conclamou aos presentes a manter o espírito natalino em todo o ano, visando não apenas a distribuição de sacolinhas, mas atividades de inclusão social.

Homenageados

Foram homenageados nesta primeira etapa as seguintes empresas e órgãos diversos:

6º Batalhão de Polícia Militar do Interior
ABRE – Agência Brasileira de Estágios
Associação Casa da Esperança – Santos
Associação de Assistência à Infância Creche Estrela Guia
Associação de Mães e Amigos dos Deficientes e Familiares – AMADEF
Associação Filantrópica Católica Ortodoxia
Casa Vó Benedita
Centro Comunitário Esperança – CECOE
Centro Comunitário Praia Santa Cruz dos Navegantes
CIEE – Centro de Integração Empresa Estágio
Conselho Central de Santos da Sociedade de São Vicente de Paulo
Cruz Vermelha Santista
Diretoria de Ensino de Santos
Diretoria de Ensino de São Vicente
Dow Brasil – projeto ECOLIS
Educandário Santista
Fisioterapeutas do Sorriso
Instituto Histórico e Geográfico de Santos
Lar Santo Expedito
Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente de Paulo
Núcleo Tia Edna
Fundação Parque Tecnológico de Santos
Petrobras
Praiamar Shopping
Projeto HPV – Colégio Santa Cecília
Projeto Jovem Eleitor (Cartório Eleitoral)
Santa Casa de Misericórdia de Santos
Sebrae
Secretaria de Educação de Praia Grande
Secretaria de Educação de Santos
Secretaria de Esportes de Santos
Secretaria de Planejamento de Santos
SESC Santos
Settaport
Sindicobas – Sindicato dos Confeccionistas da Baixada Santista
Sociedade Representativa da Vila Zilda – SOREVIZ
Sistema A Tribuna de Comunicação
Usiminas

Retrospectiva/prêmios – Em 2012, alguns projetos de responsabilidade social desenvolvidos pela Unisanta foram reconhecido/premiados. Entre eles: o Projeto Jovem Eleitor, idealizado pelo juiz assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e docente da Unisanta, Dr. Guilherme de Macedo Soares, homenageado no Prêmio Innovare, que atesta práticas relacionadas à justiça, cidadania e sustentabilidade. A iniciativa contou com o apoio dos cursos de Publicidade, Produção Multimídia e Pedagogia da Unisanta.

Outro destaque foi para o Fisioterapeutas do Sorriso, formado por alunos da Faculdade de Fisioterapia da Universidade, que conquistou o 2º lugar na 10ª edição do Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna. Além do reconhecimento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Entidades de Ensino Superior (ABMES), que certificou a Universidade Santa Cecília com o Selo Instituição Socialmente Responsável 2012-2013.