O melhor trabalho de iniciação científica do País na área de Ciências Biológicas e Saúde é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Vanessa Garcia Nogueira, aluna do último ano de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A pesquisa rendeu à universitária o prêmio do Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC 2012, o principal evento do segmento no Brasil.

Com o tema Percepção Ambiental de Universitários sobre a Sustentabilidade no Cotidiano, o trabalho teve por objetivo avaliar o nível de conscientização ambiental de universitários para que, a partir desse resultado, sejam planejados programas de educação ambiental voltados aos problemas do cotidiano.

Para tanto, Vanessa realizou entrevistas com um público universitário composto por 127 alunos que responderam a 20 questões dissertativas e de múltipla escolha sobre o descarte de lixo comum e eletrônico, procedência dos produtos e alimentos consumidos, assim como a preocupação com a sustentabilidade em atividades corriqueiras.

A estudante de Biologia Marinha fez uma avaliação comparativa do grau de conscientização dos entrevistados, relacionando as respostas ao nível de escolaridade de alunos de Engenharia e Biologia.

Conclusão – Os resultados apontaram baixo grau de conscientização dos universitários em relação à procedência de bens de consumo e uma acentuada diferença do nível de consciência ambiental entre os alunos dos cursos avaliados, levando a conclusão da necessidade de mudanças nos mecanismos de formação dos futuros profissionais.