A Unisanta é a única instituição de ensino da Baixada Santista parceira do Projeto, que oferece a oportunidade de experiência internacional de trabalho voluntário, o que é muito valorizado no mercado de trabalho.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) firmou mais uma parceria para que seus alunos possam ampliar seus horizontes e complementar sua formação, com uma experiência internacional de trabalho voluntário. A partir de 2018, a Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (AIESEC) possibilitará aos alunos da Unisanta oportunidades de realizar trabalho social no exterior, realizando atividades em projetos direcionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A Unisanta é a única instituição de ensino da Baixada Santista parceira do Projeto.

De acordo com Bruno Rodriguez, presidente da AIESEC em Santos ( 2017), a Associação está presente na Região desde 2011. A entidade pôde, no decorrer desse período, proporcionar a muitos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança através dos seus projetos sociais. “Demos a oportunidade para que os jovens de 18 a 30 anos pudessem realizar seu intercâmbio para um dos países conveniados. Há uma sede da AIESEC em mais de 126 países e territórios”.

Ainda segundo Rodriguez, a parceria firmada através da Coordenadoria de Internacionalização da Universidade facilita a inclusão do aluno no projeto e permite que ele tenha mais esse diferencial, muito valorizado no mercado de trabalho. “Acredito que todos (Universidade, Associação e aluno) sairão ganhando muito, pois o Intercâmbio é uma grande oportunidade de termos contato com uma cultura diferente, aprender um novo idioma, além de desenvolver pilares de liderança. Um processo de troca, uma fonte enorme de contatos e aprendizado”.

Para professor doutor Daniel Siquieroli Vilas Boas, Coordenador de Internacionalização da Unisanta, essa parceria introduzirá a dimensão internacional também na área cultural, promovendo o reconhecimento e o respeito pelas diferenças e pelas identidades. A finalidade é buscar a excelência nas funções de ensino, pesquisa e extensão e a oferta e capacidades da Universidade, cumprindo, assim, os objetivos que emanam da sua missão.

Inscrições – Os projetos / intercâmbios têm duração de 6 a 8 semanas. Para se inscrever, basta acessar o site http://aiesec.org.br/jovens/voluntario-global/. Ao serem aprovados, os intercambistas arcam com as despesas de transporte ao país onde será realizado o projeto e com as taxas administrativas da Associação.

Aldeia indígena em Costa Rica
Viviane Danella, de 23 anos, fez intercâmbio voluntário na Costa Rica logo após se formar em Engenharia Química. A ex-aluna da Unisanta trabalhou no projeto NATURATICA, que tem como foco principal a plantação de árvores e a conscientização a respeito do meio ambiente. “Passei três semanas em uma aldeia indígena, com uma família de índios que possuía energia apenas das 18h às 21h. A geladeira era utilizada apenas como um armário, não tinha televisão e computador, e o banho era gelado. Quando cheguei, pensei: ‘Nossa, eles não têm nada!’, porque somos acostumados a viver com tudo isso citado acima. Mas na verdade, eles tinham tudo”, conta.

A engenheira afirma ainda que, após esta experiência, parou de dar importância para muita coisa que antes parecia essencial, como a TV e o banho quente.

“Recomendo para qualquer pessoa o trabalho voluntário, porque várias vezes na Costa Rica pensei: ‘não vou conseguir’ ou ‘vou me perder’, mas a superação pessoal é algo único que só conseguimos se tivermos a necessidade de nos virar sozinhos. Nada melhor do que amadurecer, ajudar a quem precisa e conhecer culturas do mundo todo, tudo de uma vez!”, conclui. Confira as fotos: