Ana Marcela Cunha ficou em primeiro na prova de maratona aquática e holandesa Sharon Van Rouwendaal e Victor Colonese em segundo lugar

A natação da Unisanta começou o Troféu Brasil – Maria Lenk com bons resultados. Ana Marcela Cunha (2h04m04s) e a holandesa Sharon Van Rouwendaal (2h07m10s) fizeram dobradinha no pódio, em primeiro e segundo lugar, respectivamente. O nadador Victor Colonese (1h57m58s) garantiu a prata e Henrique Figueirinha (1h58m03s) chegou em quarto lugar e completou a participação dos quatro atletas cecilianos na maratona.

A competição foi realizada nesse domingo (15), na Praia de Copacabana, mesmo percurso dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e teve a participação de 49 atletas, que representaram 14 clubes. A prova no mar serviu como seletiva para três competições do ano: Jogos Sul-Americanos ODESUR, Pan-Pacific e Campeonato Sul-Americano Absoluto. Ana Marcela, Colonese e Figueirinha estão com as vagas garantidas.

“É um percurso que eu já conhecia, por isso, fiquei muito feliz pela minha estratégia diferente. Vi que abri uma distância boa (cerca de 100 metros) e continuei forte o ritmo para conseguir manter. É uma estratégia que já fiz em Copas do Mundo e com o mar mexido, eu gosto. Hoje também não tinha sol e teve chuva. Foi a prova perfeita para mim”, analisou Ana Marcela.

A prova, prevista para às 9 horas, atrasou quase uma hora por conta do mau tempo. “Não foi fácil, pois o mar estava bastante agitado, com correnteza e mudança de temperatura. Mas ficar em segundo e classificar para outras duas competições importantes foi muito bom para a nossa equipe, que começou a competição com boas medalhas e pontos”, explicou Colonese.

A competição marcou a estreia da dupla Ana Marcela, tricampeã mundial de maratona aquática, e da campeã olímpica Rio 2016, Sharon juntas na mesma equipe. Ambas ainda disputam as provas de longa distância no Parque Aquático Maria Lenk. Nessa segunda-feira (16), acontece o congresso técnico e na terça-feira (dia 17), as disputas que seguem até sábado (dia 21).

Em 2017, a Unisanta terminou a competição com 36 medalhas – 18 ouros, oito pratas e dez bronzes – e no Top 3 da classificação geral, com 1.912 pontos. A equipe da universidade destaca-se por ser a melhor instituição de ensino da natação brasileira.

No total, 29 atletas da Unisanta disputam 91 provas, são eles: Victor Colonese, Nicholas Santos, Nelson Silva Junior, Mattheus Massami Hirota, Matheus Louro Neto, Lucas Santos Ferreira, Leonardo de Deus, Izaac Paula Junior, Alessandra Marchioro, Ana Marcela Cunha, Andrea Berrino, Bianca Loureiro, Carolina Bilich, Danielle Roncatto, Gabrielle Roncatto, Isabela Vicente Silva, Julia Sebastian, Marina de Oliveira, Rayssa Morais Souza, Sharon Van Rouwendaal, André Calvelo, Felipe França, Gabriel Romano, Gabriel Souza, Guilherme Jackson da Silva, Gustavo Luiz Nascimento, Henrique Ferreira e Ítalo Manzine.