Os dados são do Google Scholar Citations Profiles, utilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para medir a produtividade dos cientistas

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está em primeiro lugar no World Ranking entre as Universidades na Baixada Santista, com larga margem de diferença em relação às outras, e no 155º lugar no País, segundo os critérios que medem o impacto e a excelência dos trabalhos científicos de seus professores, entre outros quesitos.

O ranking de produtividade leva em conta também o número de citações das pesquisas da Unisanta por cientistas de outras instituições de diversas partes do mundo, assim como o esforço global da Universidade para inserir suas pesquisas em conhecimentos que beneficiem a economia e a comunidade da região.

As outras universidades da Baixada Santista aparecem bem abaixo: a que ocupa a segunda colocação  tem 9 (nove) pontos a menos que a Unisanta. A terceira colocada na região,  247 pontos (duzentos e quarenta e sete) a menos que a Unisanta. E a quarta da região   tem 282 (duzentos e oitenta e dois) pontos abaixo, em relação à Universidade Santa Cecília.

Os dados constam do Google Scholar Citations Profiles, utilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fafesp).  O Ranking Web ou Webometrics é considerado o maior ranking do ensino superior. É divulgado desde 2004 duas vezes por mês, de “maneira independente, livre e objetiva”.   A responsabilidade é do Cybermetrics Lab (Spanish National Research Council, CSIC).

Quesitos analisados

O ranking  mundial registra os 3.000 pesquisadores brasileiros com maior índice de produtividade de pesquisas de qualidade. A presença da Universidade analisada (item presence) leva em conta também a página oficial de divulgação científica da universidade no site institucional.

VISIBILIDADE – O quesito Visibility – o  Impacto das pesquisas – corresponde a 50% do peso para a classificação da universidade, enquanto os demais itens totalizam os outros 50%.

Conforme o site http://www.webometrics.info/en/node/102, a qualidade dos conteúdos é avaliada através de um “referendo virtual”, contando todos os inlinks  externos que o domínio web da  Universidade recebe de terceiros, referentes às postagens de seus links. “Esses links estão reconhecendo o prestígio institucional, o desempenho acadêmico, o valor dos serviços e  das informações, bem como foram introduzidas nas páginas de acordo com os critérios de milhões de editores web de todo o mundo.

A medição observa não só no link popularidade, mas ainda mais o link diversidade. O valor máximo dos resultados  é o indicador de impacto”.

ATIVIDADE– Esse quesito, Activity, corresponde a 50% do peso, levando em conta a presença (Presence), a Openness e a Excelence, com valor de 1/3 cada um.

Presença (1/3). Observa o número total de páginas hospedadas no domínio web principal (incluindo todos os subdomínios e diretórios) da universidade indexados pelo buscador Google.”

Abertura (1/3). O conceito opnness se refere aos esforços da universidade em inserir a publicação de suas pesquisas no panorama acadêmico internacional

Excelência (1/3). A qualidade dos trabalhos nas áreas de ciência e tecnologia publicados em revistas de alto prestígio é mensurada no quesito excellence.

Os trabalhos acadêmicos publicados em revistas internacionais de alto impacto estão desempenhando um papel muito importante no ranking de universidades, conforme o site que faz as medições.

“Para evitar possíveis enganos de se considerar apenas o número total de papers  (trabalho acadêmico), o indicador é restrito apenas às publicações consideradas de excelência, ou seja, a produção científica da universidade que faz parte dos 10% trabalhos mais citados em seus respectivos campos científicos.”

Esta é a posição das principais universidades da Baixada Santista no ranking  global.

Unisanta                              155º

Universidade B –               164º