Com o título de 4ª melhor equipe do Brasil no Troféu Maria Lenk 2013, quatro índices para os Campeonatos Mundiais e dez medalhas conquistadas, atletas da equipe de Natação da Unisanta foram destaque em entrevistas concedidas aos órgãos de imprensa da região, nesta quinta-feira (2). Os expressivos resultados foram conquistados no Campeonato Brasileiro Absoluto — Troféu Maria Lenk, disputado de 22 a 27/4, no Rio de Janeiro, onde a Unisanta reafirmou o título de 1ª Força da Natação Universitária do País.

Nicholas Santos, Matheus Santana, Jackson Júnior Cândido e Vitor Colonese, além da comissão técnica e a alta direção da Universidade, estiveram presentes no encontro e falaram sobre seus resultados e das expectativas para o Campeonato Mundial dos Desportos Aquáticos de Barcelona; o Mundial Júnior de Natação, em Dubai; o Mundial Universitário – Universíades 2013, na Rússia, entre outras competições.

Campeonato Mundial dos Desportos Aquáticos de Barcelona

“Vencer a prova no Maria Lenk e conquistar o índice teve um gostinho diferente. O Mundial será bem forte e acirrado”, afirmou Nicholas. Entre os principais adversários na prova, cita o brasileiro César Cielo e os franceses Florent Manaudou e Fred Bousquet. “Esse é o principal campeonato do ano. Tenho 14 semanas pela frente para treinar para Barcelona”. O atleta foi ouro nos 50 metros borboleta, batendo Cesar Cielo nesta prova, e obteve o índice para o Mundial de Barcelona, que acontecerá de 24 de julho a 4 de agosto.

Também nadador da Unisanta, Luiz Rogério Arapiraca obteve índice, no início do ano, para o  Mundial dos Desportos Aquáticos de Barcelona e representará o Brasil na prova dos 5km de Maratonas Aquáticas.

Campeonato Mundial Júnior de Natação – Dubai

No Mundial Júnior de Natação, em Dubai, integram a equipe do Brasil, Matheus Santana e Jackson Júnior Cândido. No Maria Lenk, Matheus e Jackson participaram do revezamento 4x50m livre, onde conquistaram a medalha de bronze. Em Dubai, Matheus disputará as provas de 50 e 100 metros livre, enquanto Jackson estará ao seu lado, nos 50 metros livre.

“Foi uma experiência diferente, estar em uma sala com os melhores do Brasil. A cobrança vai aumentando. Daqui pra frente é muito trabalho e dedicação todos os dias, pensando sempre no melhor”, avaliou Jackson. “Vou continuar fazendo a minha parte e o meu trabalho. O que vier é resultado de tudo isso. O Mundial será a competição da minha vida”, afirmou Matheus.

Campeonato Mundial Universitário – Universíades 2013 – Rússia

Vitor Colonese participará do Campeonato Mundial Universitário – Universíades 2013, nos 10k da Maratona Aquática, dia 17 de julho, na Rússia. É a segunda vez que o atleta é convocado para a competição. “Da 1ª vez em que participei, consegui a 9ª colocação. Vou brigar pela prova com todos. São grandes adversários e agora é a fase de preparação. Temos muito treino pela frente”, disse.

“A expectativa foi atingida. Conseguimos melhorar o resultado do ano passado, com o 4º lugar. Faz parte do projeto da Unisanta trazer atletas de ponta para espelhar a base. Atletas que possam representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016”, falou o técnico Márcio Latuf.

Para o Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, os resultados conquistados pelo no Maria Lenk destacam o trabalho técnico que está sendo desenvolvido. “Foram grandes resultados. Os nadadores conseguiram diminuir marcas e obter índices. Subimos um degrau em relação ao ano passado e todos alcançaram bons resultados. Continuamos entre os cinco melhores do Brasil. Se compararmos os investimentos feitos pela Unisanta e pelas três primeiras equipes, vemos que são diferentes. Além do esporte, valorizamos o estudo e a vida dos atletas. Temos que comemorar bastante”, concluiu.