As famílias que foram removidas de suas casas do bairro Pilões, em Cubatão, no início do mês, por risco de deslizamentos de terra devido às fortes chuvas, poderão contar com donativos frutos da campanha Trote Solidário, promovida pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). A arrecadação foi proposta pela instituição com o objetivo de unir calouros e veteranos, substituir o trote tradicional e, principalmente, enfatizar a importância de se praticar ações solidárias.

Na noite desta terça-feira, dia 15/3, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, Darcy Chumbo de Mendonça, esteve na universidade para receber cerca de meia tonelada de alimentos, água e roupas arrecadados pelos alunos durante o Trote. Na oportunidade, também foi entregue aos representantes do curso de Biologia Marinha o troféu Trote Solidário, por terem maior participação durante a campanha.

“Quero agradecer esse ato de solidariedade sem fim. Graças a Deus, em qualquer tragédia que seja, sempre tem gente de coração aberto para ajudar”, disse a presidente do Fundo Social. “Hoje mesmo moradores abrigados estavam pedindo por água para consumo. Agora, com as doações poderemos suprir essa necessidade”, comentou.

Quatro abrigos de característica residencial, locados pela prefeitura de Cubatão, estão servindo de lar provisório para essas famílias. Darcy disse ainda que há estudos com o Governo do Estado no sentido de encaminhar essas pessoas para casas habitacionais, mas que não há previsão de quando isso aconteça.

Ainda como parte do Trote Solidário, a Unisanta promoveu uma campanha para cadastramento de doadores de medula óssea e doação de sangue. Participaram cerca de 150 alunos de diversos cursos. A doação/cadastramento foi realizada no Hemonúcleo de Santos do Hospital Guilherme Álvaro.

“Introduzir aos alunos, desde o início do curso, o pensamento de fazer o bem sem importar a quem, além de promover a interação entre veteranos e calouros é muito bom”, declarou o presidente do Diretório Acadêmico do curso vitorioso, Gilberto Peres Junior. “Os calouros ficaram muito felizes. Ao ver o sorriso das crianças de uma entidade também beneficiada com as arrecadações, sentimos que todo o nosso esforço foi recompensado”.

A caloura Gabriela Ucha Esteves ficou contente com o resultado. “Gostei, foi um trote diferente. É muito legal conhecer os veteranos e ainda atender uma causa social, beneficiando tantas pessoas”.

“Este ato não é só doação de alimentos, as alunos deram um exemplo de solidariedade e amor”, disse a Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, durante a entrega do troféu.

Além de Biologia, os cursos que mais colaboraram foram: Produção Multimídia, que ganhou o 2º lugar na disputa pelo troféu, Fisioterapia, em 3º, e Engenharia, em 4º.