neoramaProjetos da Unisanta, que serão expostos na noite desta sexta-feira (21/10), visam ajudar doentes ou pessoas com deficiência. A premiação será dia 10/11.

Três trabalhos da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão concorrendo ao Prêmio Neorama. O concurso integra a programação da 2ª Semana Municipal de Ciência e da Tecnologia de Santos, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico de Santos.

O prêmio é voltado ao incentivo da cultura empreendedora entre jovens. Os trabalhos estarão expostos nesta sexta (21), a partir das 9h, no Teatro Municipal Brás Cubas. A abertura do evento será realizada às 19h, no mesmo local.

Caneca para portadores de Mal de Parkinson – Todos os projetos da Unisanta aprovados têm cunho social. Estudantes de Engenharia de Produção produziram uma Caneca para portadores de Mal de Parkinson. Ela irá absorver parte dos tremores das mãos dos portadores da doença, ajudando-os a realizar de maneira mais fácil e mais segura a ação de ingerir líquido. É feita de Policarbonato (PC), conta com uma massa de inércia na parte inferior e possui a alça presa ao corpo por meio de molas. A massa de inércia tem a função de manter a estabilidade da caneca e o sistema de molas tem a função de absorver o tremor das mãos.

O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Guilherme Junqueira Cardoso; Leonardo Barbosa Delfino; Matheus Valério da Silva; Rodrigo Coelho Henriques e Vitor Sabino Miranda, orientados pelo Prof. Dr. José Carlos Morilla, coordenador do curso.

Caiaque para Deficientes Físicos – Paulo Henrique Gomes Vellozo, Rodrigo Diegues Galhego e Walter Lobue dos Santos, alunos do curso de Engenharia Eletrônica, criaram um caiaque adaptado para deficientes físicos. O equipamento tem um leme acionado por servo motor, sem a necessidade dos pedais convencionais. Inicialmente o projeto visa apenas à utilização do sistema em treinos. A automação será para o caiaque SurfSki com sistema alimentado por uma bateria de lithium com uma autonomia de cerca de 900 mA/h.

O projeto teve orientação da Profa. Me. Sabrina C. Martinez e co-orientação do Prof. Me. Luís Fernando Pompeo Ferrara, coordenador do curso.

Colchão Pneumático para Acamados – Com o objetivo de auxiliar a circulação sanguínea de pacientes acamados e ajudar na prevenção de escaras, alunos de Engenharia Elétrica confeccionaram um colchão pneumático especial. André Silveira, Bruno Rodrigues, Caio Alencikas Farias, Fillipe de Oliveira Lemos e Roberto Mendes desenvolveram um colchão que possuirá células de câmaras de ar alimentadas por um compressor elétrico de pequeno porte e silencioso e um controle do fluxo de ar através de um dispositivo acionado por aplicativo em um tablet ou smartphone.
O Prof. Alexandre Shozo Onuki orientou os estudantes no projeto.

Premiação – A premiação dos trabalhos será realizada no dia 10/11, às 14h.