“Como se preparar para a Era da Transformação Digital? – Aprendendo a inovar e cooperar com as máquinas inteligentes” foi o tema da palestra de abertura da 12ª Semana de Engenharia da Unisanta, que teve início na última segunda à noite. (1/10). Na oportunidade, o professor de Inovação em Engenharia, Dr. Leopoldo Yoshioka,  abordou assuntos como Máquinas Inteligentes e Sociedade 5.0 em duas apresentações (a outra, dia 2/10),   que contaram com o Consistório e Auditório lotados.

De acordo com Yoshioka, o mundo da transformação digital é a consequência de um avanço científico e tecnológico. “Como exemplo, temos a internet das coisas, Inteligência Artificial do mundo robotizado que vai começar a transformar nossa economia, sociedade e,  principalmente,  a vida das pessoas. O objetivo da palestra foi mostrar como devemos nos preparar para esse mundo tão diferente e dinâmico que está se aproximando.

Ainda segundo o docente, os alunos vão enfrentar um processo que se chama substituição dos empregos de natureza repetitiva e previsível por máquinas, softwares e principalmente pelos robôs.

“Existe um relatório do Fórum Econômico Mundial que acredita que 60% dos trabalhos atualmente existentes vão ser realizados por máquinas. Isso é assustador. Por outro lado, surgirá uma quantidade muito maior de novos trabalhos. Como programadores de linguagem de máquinas (machine learning), de inteligência artificial e muitos outros, principalmente ligados a relacionamento humano, que nós conseguimos entender bem e que devem ser absorvidos pelos jovens, e, principalmente, deve-se treinar para essa nova realidade”, disse o palestrante.

Ensino mais dinâmico

A Unisanta está antecipando um ensino mais atrativo e dinâmico na Engenharia com novos investimentos na área. “O desenvolvimento do País e do mundo depende de profissionais atualizados e a nossa Engenharia traz, há 47 anos, uma formação muito sólida, sempre apresentando inovações curriculares e adaptando novas tecnologias, além de investir no nosso capital humano, que é o principal. Estamos anunciando uma série de melhorias que já estão em andamento, novos laboratórios, investimentos na área, equipamentos e o novo laboratório FabLab, onde os alunos irão desenvolver projetos em várias áreas”, afirmou a presidente da Unisanta, Prof.ª. Dr.ª. Lúcia Maria Teixeira.

“Temos um grande desenvolvimento tecnológico que está presente em nosso dia a dia, e se as pessoas são capazes de criar novas tecnologias, a área de ensino também precisa corresponder. As classes têm que adquirir uma nova metodologia que seja atrativa para os alunos. Os professores têm esse desafio de criar novas tecnologias de ensino, que são as salas de aula invertidas, ensinos baseados em projetos, coisas que tragam a atenção e uma nova forma de aprender. Esse conhecimento está avançando também na sala de aula e é preciso ter essa novidade. É o que estamos fazendo na Unisanta, criando novas instalações, métodos e atividades práticas, onde aquele conhecimento traga vantagens para a sociedade”, disse o diretor da área de Engenharia, Prof. Dr. Áureo Pasqualeto Figueiredo.

De acordo com Figueiredo, a Semana de Engenharia tem como característica fazer a aproximação com um grande número de profissionais e pessoas de outras escola e áreas, que trocam experiências com nossos alunos. “Temos os mais diversos temas abordados de forma que o aluno passe a ter a vivência, o contato e o questionamento, apresente suas ideias e faça uma discussão, que é muito proveitosa para sua formação”, acrescentou.

Aprovação dos alunos

A aluna Beatriz Aguiar, do 4º ano de Engenharia Civil, assistiu à palestra de abertura do evento e aprovou o tema abordado. “É importante estarmos antenados em relação às atualidades do mercado de trabalho, ainda mais na era da transformação digital, onde temos importante evolução dos softwares que a engenharia civil usa muito, para algo estrutural, desenhos. É muito importante entendermos a evolução do mercado de trabalho e essa palestra vai trazer um novo conceito e visão de tudo o que está lá fora em relação à tecnologia”, disse a estudantes.

A reitora da Unisanta, Prof.ª. Drª. Silvia Ângela Teixeira Penteado, o diretor da Faculdade de Engenharia, Antônio de Salles Penteado, além dos coordenadores e docentes da área prestigiaram o evento, que também contou com a presença de integrantes do Diretório Acadêmico de Engenharia e estudantes.

A programação prossegue até o dia 5/10, com a realização de palestras com renomados profissionais da área e minicursos. Confira a programação aqui.