Documentário de 20 minutos feito pela Santa Cecília TV também emociona os presentes. 

Não houve um ato solene, mas uma reunião íntima em homenagem  ao saudoso Milton Teixeira, o fundador da primeira escola do Complexo Educacional Santa Cecília, agora restaurada para obras sociais e culturais, na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 332.  Os atuais dirigentes da Instituição falaram sobre momentos da escola e de reuniões familiares, mostrando fotos e lembrando que 16 de outubro seria o dia do aniversário do patriarca.

Eis algumas palavras  dos filhos de Nilza e Milton Teixeira:

Sílvia Teixeira Penteado, reitora do Complexo Educacional

“Agradecemos a todos aqueles que reabilitaram todos os tijolos e fizeram com que esta casa pudesse resplandecer. Lembramos  todos aqueles que passaram por aqui e fizeram desta uma extensão da sua casa”.

“Tudo isso está acontecendo no dia do aniversário de Milton Teixeira. E a partir deste dia, mais uma vez, neste local,  vamos zelar de mãos unidas pela comunidade”.

“Este dia nos remete a fatos marcantes na nossa formação. Lembranças marcantes de uma infância que foi construída com muita luta. Estamos em festa. Desenvolver estas atividades benemerentes aqui, em um local tão especial, será muito importante para formação das próximas gerações”.

“Não podemos esquecer de falar de duas mulheres que apoiaram Milton em tudo. Nilza Teixeira, fundadora  e Emília Pirilo Teixeira, Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário. Elas ensinaram que os filhos têm que colaborar, desde pequenos, para o crescimento da família. Esta obra é uma homenagem ao nosso pai e também destas duas educadoras que são exemplos de vida”.

Lúcia Teixeira Furlani, presidente

A presidente do Complexo Educacional Santa Cecília, Lúcia Maria Teixeira Furlani, falou sobre o significado não apenas histórico daquele ato, mas sobre o que ele representa de renovação e esperança na caminhada da região e do País, por tudo o que o Santa faz, na área educacional, social, esportiva, científica e cultural.

Foi um dia de quatro comemorações significativas, disse:

a- 15 de outubro de 1961 – 51 anos do início do Colégio Santa Cecília, neste local, sob a direção da Família Teixeira. Fundadores: Milton, Nilza e Emília.

b- 15 de outubro de 1969 – 43 anos de criação do Instituto Superior de Educação Santa Cecília- ISESC, que mantém as Faculdades (Graduação), a Pós e a Extensão.

Fundadores do ISESC: Milton, Nilza, seus filhos Sílvia, Lúcia, Cecília e     Marcelo, casal Sylvio e Leonilde Pirilo, pai de d. Nilza, Emília Pirilo, Nicolau Teixeira, irmão do dr. Milton, e Reginaldo Ramos. Dos fundadores do ISESC, faleceram: Nicolau, Sylvio e Leonilde e  Milton (no último dia 10/9).

c-  Comemoração do Dia do Professor.

d- Aniversário do dr. Milton, em 16 de outubro.

Lúcia lembrou das dificuldades e sacrifícios superados pela família, dos desafios aos quais a família sempre se impôs, em prol do Santa Cecília e de uma educação de qualidade, tanto no passado como no presente, mantendo a mesma rotina de trabalho árduo, de organização e planejamento, cimentados pela grande união familiar.                                                                      Agradeceu a todos os alunos, suas famílias, educadores e colaboradores que os auxiliaram e aos que continuam, com suas mentes, corações e almas, a colaborar para que novos conhecimentos e esperanças sejam gerados.

“Tudo o que Milton fez representava sua alegria de viver. Aprendemos muito com ele. Crescemos brincando nesta casa da Rodrigues Alves, mas fomos chamados à responsabilidade desde cedo”, lembrou Lúcia Teixeira Furlani.

“Estamos todos muito emocionados de estar nesta casa que significa tanto para tantos. Mais que um olhar de saudade, temos um olhar de esperança e o desejo de fazer o bem sempre pelo caminho reto. É preciso agradecer a Deus não apenas pelo sucesso mas também pelas dificuldades, através das quais pudemos crescer. Temos a certeza de que nada está concluído. Sempre há muito por fazer”, concluiu a presidente. 

Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo

Pelas palavras e gestos de todos sabemos que a emoção é geral. Mesmo com pouca idade quando do início do Santa Cecília neste local, tenho uma forte lembrança de vir de mãos dadas com mamãe, num dia de muita chuva, para a entrega de mantimentos às famílias menos favorecidas dessa região, a maioria de trabalhadores portuários”.

“Por essa razão, disse Teixeira, a nova fase desse local é favorável para a continuidade das ações sociais. Ao comemorar o Dia do Professor, homenageamos o fundador Milton Teixeira, que fez dessa obra um ideal de vida”.

Ao mencionar o trabalho social do Grupo Andorinhas, que iniciará o atendimento a moradores de rua no local, o pró-reitor da Unisanta enfatizou o objetivo das novas instalações. “Estamos esperançosos e certos de que todas as ações aqui desenvolvidas contribuirão para a evolução e progresso dos cidadãos”.

Maria Cecília Teixeira, vice-presidente:

“O retorno a esta casa me faz feliz, com um sentimento de missão cumprida. Aqui fui aluna, professora do antigo jardim da infância durante 5 anos, educadora e diretora,  durante 15 anos. Estudei Pedagogia. Cumpri a missão que meu pai me deixou”.

“ Aprendi com meu pai a respeitar Deus e ao próximo.  Sou grata ao trabalho dos professores, funcionários e colaboradores, que ajudaram e ajudam o Santa Cecília a ser uma instituição próspera. A prosperidade surge quando fazemos bem ao  próximo”.

Bênçãos

Após o pronunciamento da alta direção, representantes religiosos, especialmente convidados para a ocasião, ministraram uma benção no local. Estavam presentes o pastor Paulo Alves Corrêa, pelo segmento evangélico, o diácono Sérgio Bonavides, da Igreja Católica, e o professor Arthur Chioro, do segmento Espírita.

Em seguida, todos acompanharam o documentário produzido pela equipe da Santa Cecília TV sobre a primeira escola primária Santa Cecília.

Estavam presentes Nilza Teixeira, Milton Teixeira Filho, diretor do Departamento Jurídico, que leu uma carta que escreveu a seu pai, há dez anos e  Mohamad Teixeira, diretor administrativo, além de diretores e coordenadores.