O Curso de Design de Interiores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu a excelente nota 4 (numa escala de 0 a 5) durante o processo de reconhecimento realizado, em março de 2016, pela Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC). Foram consideradas três grandes dimensões: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente; e Infraestrutura, além de Requisitos Legais e Normativos.

A primeira área incluiu os subtemas Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso e Diretrizes Curriculares Nacionais. Vários itens desses subtemas receberam o conceito máximo (5), como número de vagas, que corresponde, de maneira excelente, à dimensão do corpo docente e às condições de infraestrutura da IES. “São 23 professores para o máximo de 60 vagas anuais que ocupam um espaço físico excelente para o desenvolvimento das atividades de projeto”, afirmaram os avaliadores.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) também foi alvo de elogios dos avaliadores por estar voltado às necessidades de qualificação exigidas pelo mercado de trabalho nessa área. “A estrutura curricular implantada contempla, muito bem, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: flexibilidade, interdisciplinaridade, acessibilidade pedagógica e atitudinal, compatibilidade da carga horária total e articulação da teoria com a prática”. Para os representantes do MEC, além das atividades de ensino e dos conteúdos obrigatórios, o Curso desenvolve atividades de extensão (sobretudo visitas técnicas) e pesquisas técnicas.

Corpo Docente – Receberam o conceito máximo (5) os itens Atuação, Experiência Profissional, Regime de Trabalho do Coordenador; Titulação do Corpo Docente; Percentual de Doutores, Experiência Profissional e de Magistério Superior do Corpo Docente.

O relatório elogiou o desempenho do coordenador do Curso, Nelson Gonçalves de Lima Júnior, que é Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Santos. Segundo os avaliadores: “a atuação do coordenador é excelente, considerando, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: gestão do curso, relação com os docentes e discentes e representatividade nos colegiados superiores”. Ainda de acordo com a análise, tanto no relato dos docentes quanto dos discentes, “o coordenador é comprometido e dinâmico. É muito experiente na área do curso”.

Referência em infraestrutura – As salas de aula, o acesso dos alunos a equipamentos de informática, a bibliografia básica e complementar, os periódicos e laboratórios didáticos especializados também foram avaliados como excelentes pela comissão. “Os laboratórios didáticos especializados implantados com respectivas normas de funcionamento, utilização e segurança atendem, de maneira excelente, aos aspectos: quantidade de equipamentos adequada aos espaços físicos e alunos vagas autorizadas”. Os avaliadores ainda destacaram o Ateliê como “amplo para o desenvolvimento dos projetos com dois laboratórios de informática anexo, possuindo em média 30 computadores com softwares”.

Nas considerações finais também foram relatados como pontos de destaque: o Escritório Modelo, que realiza consultoria e desenvolve projetos de responsabilidade social, além do acervo e tecnologia do Sistema Integrado de Biblioteca, com ênfase ao sistema de empréstimo, que é biométrico.