Reator químico.

A Unisanta já produziu cerca de 250 módulos educativos de Engenharia para outras instituições e centros PhDs, nacionais e internacionais.

Mais uma vez, o Laboratório de Operações Unitárias da Universidade Santa Cecília eleva o nome da Engenharia Química da Unisanta no País. A Universidade produziu e entregou, na última sexta-feira (29), onze módulos didáticos encomendados pela Unesp de Araraquara.

Os equipamentos reproduzem as operações, de forma visual e dimensional, dos fenômenos necessários para fabricar e/ou transportar produtos como papel, tinta, medicamentos (antibióticos), fertilizantes, combustíveis, sabão em pó, café, cimento, vidro, ligas especiais para a redução de corrosão, plásticos e cosméticos.

De acordo com um dos docentes do Instituto Militar de Engenharia, que encomendou os equipamentos, “o Santa Cecília revolucionou o ensino experimental de Engenharia Química no País”. Cerca de 250 módulos desenvolvidos pelo laboratório da Unisanta foram adquiridos por instituições de ensino públicas e particulares do País e internacionais, como uma universidade da África do Sul, que adquiriu uma bancada de petróleo com cinco módulos.

“É um motivo de muito orgulho fazer parte da equipe que está levando o nome da Universidade para todo o Brasil”, afirma o coordenador do Laboratório de Operações Unitárias, Prof. Dr. Deovaldo de Moraes Júnior.

Entre os módulos adquiridos pela Unesp estão: Reator químico, Coluna de absorção, Piezômetro, Calha Parshall com trocador de calor, Medidor de propriedades físico-químicas, Bancada de manômetros, Tanque com motor em balanço e impulsor, Evaporador, Torre de resfriamento de água, Umidificador e Separador de suspensão.

Coluna de absorção.

Produzidos por docentes, técnicos e alunos de Engenharia Química da Unisanta, os módulos didáticos são utilizados em pesquisas de doutorados, mestrados, trabalhos de conclusão de cursos e aulas práticas dos alunos de graduação. “Os equipamentos são transparentes, para que se possa enxergar melhor os fenômenos. São montados os mais iguais possíveis dos originais, por técnicos que trazem a experiência da indústria para a universidade. Isso reduz a distância entre a indústria e a escola”, explica o coordenador.

Ainda de acordo com o coordenador, a partir das aulas práticas realizadas com a utilização dos módulos, “os alunos ficam mais aptos para resolverem problemas industriais, reduzir custos, aumentar a qualidade dos produtos e os problemas ambientais para a melhoria da sociedade”.

Módulos exportados – Cerca de 250 módulos foram adquiridos por instituições de ensino públicas e particulares do País e internacionais, como uma universidade da África do Sul, que adquiriu uma bancada de petróleo com cinco módulos.

O Instituto Militar de Engenharia também encomendou equipamentos à Unisanta. De acordo com um dos docentes do Instituto, “o Santa Cecília revolucionou o ensino experimental de Engenharia Química no País”.

Conheça as funções dos equipamentos produzidos pela Unisanta e adquiridos pela Unesp-Araraquara:

Reator químico – Utilizado para fazer plásticos, medicamentos (antibióticos), fertilizantes, combustíveis e produtos de limpeza.

Coluna de absorção – Equipamento para redução de poluentes ambientais.

Piezômetro – Atua no bombeamento de líquidos.

Calha Parshall com trocador de calor – Faz medida de vazão de canais e pasteurização de bebidas.

Medidor de propriedades físico-químicas – Utilizado para medição de propriedades de fluídos, como a viscosidade, densidade, condutividade, acidez e turbidez.

Bancada de manômetros – Mede a pressão de líquidos e gases em equipamentos em geral.

Tanque com motor em balanço e impulsor – Cálculo do tipo de mistura e potência consumida na agitação de vitaminas, medicamentos e tintas.

Evaporador – Concentrar suco de laranja, leite condensado. Faz também a dessalinização da água do mar.

Torre de resfriamento de água – Reduz a temperatura da água de aparelhos de ar condicionado e geladeiras.

Umidificador – Controla a umidade do ar.

Separador de suspensão – Sedimenta e mistura pastas e suspensões.