engenharia menor_01Os Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisanta são recomendados pela CAPES , reconhecidos pelo MEC e conceituados junto às  comunidades acadêmica, científica  e as empresas da região.

Ainda há vagas para o Processo Seletivo dos Mestrados de Ecologia e de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), recomendados pela CAPES, reconhecidos pelo MEC e únicos no Litoral paulista. Os selecionados terão a oportunidade de fazer projetos de grande interesse para a ciência, o meio ambiente, a saúde, a tecnologia e diversos setores da economia, preocupados com o desenvolvimento auto-sustentando da Baixada Santista.

“O prestígio dos cursos de stricto sensu da Instituição pode ser medido pela repercussão das dissertações nos meios acadêmicos  e científicos, na área do meio ambiente ou, no caso da Engenharia,  entre empresas e autoridades  ligadas ao porto de Santos, o maior da América do Sul, às indústrias e demais segmentos produtivos”, afirma o coordenador do Mestrado em Ecologia Prof. Dr. Fabio Giordano.

ecologiamenor_01A Unisanta formou, até agora, mais de 200 (duzentos) mestres em apenas três anos, número que comprova a produtividade e a qualidade dos Mestrados da Instituição iniciados no segundo semestre de 2011, avalia o Coordenador dos Programas de  Stricto Sensu,  Prof. Dr. Marcos  Tadeu Tavares Pacheco.

O Prof. Marcos Tadeu lembra que os trabalhos dos diplomados, “orientados por renomados doutores e pós-doutores, têm recebido elogios de cientistas e demais profissionais dos setores produtivos. No caso da Engenharia Mecânica, é comum a participação,  nas bancas,  de gerentes e de outros profissionais de indústrias, para avaliar as dissertações, ao lado de doutores na área.”

Essa parceria dos cientistas com os setores produtivos é comum em países como os Estados Unidos, mas no Brasil está apenas começando. Na Unisanta, esse relacionamento vem sendo estimulado há décadas, e os Programas de Stricto Sensu têm ampliado cada vez mais a interação de recursos e esforços em prol do conhecimento e do interesse da comunidade.

Laboratórios de prestígio

 Os laboratórios utilizados em muitas das pesquisas do Mestrado em Engenharia Mecânica da Unisanta são credenciados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis,  junto à Petrobras, em Sistemas de Energia e Automação,   em Monitoração, Manejo e Sustentabilidade Ambiental, em Termofluidomecânica e Tubulações Industriais.

O Laboratório de Operações Unitárias recebe pesquisadores de mestrados e doutorados, que promovem experiências em equipamentos que reproduzem, em escada reduzida, processos químicos idênticos aos realizados em instalações industriais de pequeno a grande porte. Esses módulos têm provocado o interesse de instituições de ensino superior públicas e particulares.

O coordenador do Mestrado em Ecologia menciona alguns dos laboratórios que permitem estudos interdisciplinares com vistas à preservação dos ecossistemas: o Herbário Científico da Unisanta, reconhecido internacionalmente, reunindo expressiva coleção de amostras de plantas de vegetação de restinga e de florestas tropicais da Serra do Mar; o Acervo Zoológico, com uma coleção completa de animais da região, com destaque para peixes oceânicos e de riachos costeiros; o laboratório de Ecologia Humana, referencia Nacional na área de estudo de comunidades tradicionais ligadas à pesca; olaboratório de Estudos de Bentos Marinho, importante referência aos estudos de impactos ambientais sobretudo nos processo de dragagem do porto.

Outros laboratórios, em áreas diversas, também são conhecidos pela qualidade, como o de Ecotoxicologia, que mantém convênio com universidades européias, os de Engenharia Mecânica, de Engenharia Química, Engenharia de Petróleo, Elétrica e Eletrônica, entre outros.

Interdisciplinar

Alguns desses laboratórios são novos e outros foram ampliados no Centro de Pesquisa Institucional da UNISANTA situado no edifício do Campus, o Bloco F, na Rua Cesário Mota, 8, oitavo andar.

São eles: Laboratório de Pesquisa em:  Ecologia Costeira (LPECosteira),  Recursos Costeiros (LPRPesca);  Ecologia Humana & Fisheries and Food (sede nacional);  de Pesquisas Ambientais,  de Pesquisas Biológicas (Acervo Zoológico), de Fisiologia do Exercício e Saúde (LAFES), de Pesquisa em Produtos Naturais e em Lógica Paraconsistente Aplicada (LabolPA).

Um dos diferenciais das linhas de pesquisas do  Mestrado de Engenharia Mecânica  tem sido seu diálogo com as áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O Mestrado de Ecologia, por sua vez,   tem produzido dissertações importantes não só para a as Ciências Biológicas, como também para as áreas de Saúde, possibilitando a integração entre diversas áreas do conhecimento, explica Prof. Fábio Giordano, coordenador do Mestrado em Ecologia.

Mestrado em Ecologia: Oferecido dentro do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos (ECOMAR), tem entre seus objetivos a formação de profissionais qualificados na área de Ecologia e Meio Ambiente, aptos para atuar em atividades de docência e pesquisa científica relacionadas aos ambientes marinhos e costeiros, integrando aspectos ecológicos, físicos, químicos, biológicos, toxicológicos e sócio-ambientais.

Possui uma formação teórica e prática, mediante módulos interdisciplinares, que vão desde ferramentas estatísticas aplicadas à Ecologia e avaliação ambiental, ecotoxicologia, ecologia humana, até o desenvolvimento das ciências básicas, como biologia, geologia, química, física e toxicologia, áreas do conhecimento fundamentais para a boa compreensão dos ecossistemas marinhos e costeiros.

Mestrado em Engenharia Mecânica: Busca a formação de um profissional preparado para os desafios do novo milênio, focado na realidade regional, onde as tecnologias da informação e de automação desempenham papéis fundamentais.

O perfil do egresso deste Programa deverá ser de um profissional capacitado para desenvolver técnicas e práticas que lhe permitam oferecer serviços de consultoria especializada, através do desenvolvimento e gerenciamento de pesquisas aplicadas às necessidades de setores produtivos relacionados às atividades que compõem a área de concentração escolhida do programa.

Inscrições: A Unisanta oferece descontos especiais para empresas conveniadas e ex-alunos da instituição.  Financiamentos em até 36 meses. Informações pelo tel.: (13) 3202.7100 ramal 7259 ou pelo e-mail strictosensu@unisanta.br. Inscrições pelo site www.unisanta.br/mestrado ou Rua Cesário Mota, 8 – 1º andar, bloco F, sala 14 – Boqueirão – Santos/SP.