O Herbário da Universidade Santa Cecília (Unisanta) acaba de ser registrado no site da Global Biodiversity Information Facility (GBIF), um Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade.  O GBIF é uma organização intergovernamental criada em 2001 para facilitar a partilha e acesso, de forma livre e gratuita, de dados de biodiversidade.

Em breve, o Herbário da Unisanta, com suas 8.131 espécies, também estará disponível no portal do Sistema de Informação sobre Biodiversidade Brasileira (SiBBr ).

O objetivo do Herbário da Universidade é o de ajudar a comunidade com a identificação precisa das plantas. Em 2014, o Herbário da Unisanta foi integrado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). E em 2009 já tinha sido destaque no site do INCT, quando, na ocasião, foi exibida uma reportagem da Santa Cecília TV.

O que é Herbário – O Herbário é um conjunto de plantas preservadas que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo. Todo o trabalho científico que, de alguma forma,  envolva plantas, precisa ter um material comprobatório depositado em um herbário.

Na Unisanta, o local é utilizado para pesquisas botânicas das Faculdades de Biologia e de Farmácia,  e também da Pós-Graduação e Mestrado em Ecologia, nas áreas de ecologia, taxonomia e fitoteraia.