Em uma das mais acirradas edições do Troféu José Finkel / Campeonato Brasileiro de Inverno, disputado em piscina curta (25 metros), com as últimas provas realizadas na noite deste sábado, dia 25, na Capital, a equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta) manteve sua liderança entre as instituições de ensino do País. O Minas Tênis Clube repetiu o desempenho do ano passado e ficou com o título de Campeão Brasileiro, seguido do Flamengo, Corinthians, Pinheiros, Fluminense e Unisanta.

A equipe santista fechou sua participação no Finkel com mais duas medalhas, num total de sete. Ana Marcela ganhou prata nos 1500m livre, na série realizada pela manhã deste sábado. Ela já havia conquistado outra prata nos 800m livre no primeiro dia do campeonato.

Também neste sábado, Luiz Rogério Arapiraca levou medalha de ouro nos 800m livre. A prova dos 1500m livre, no começo da semana, também deu ouro ao baiano, integrante da Unisanta.

As outras medalhas da Unisanta foram conquistadas pela argentina Julia Sebastian. Foram duas de ouro, nos 100 e 200 metros peito, e uma de prata, nos 50m do mesmo estilo. Julia é campeã sul-americana absoluta nos 200m peito.

O título de campeão geral foi disputado braçada a braçada e conhecido somente na última prova do campeonato, o revezamento 4×100 medley masculino. Mesmo com a vitória do Flamengo nesta prova, a taça de Campeão Brasileiro ficou com o Minas (2.333,5 pontos), que agora tem sete títulos, seguido do Flamengo (2.314,5 pontos), Corinthians (1843) e Pinheiros (1812). O quinto posto, outra luta árdua, ficou com o Fluminense (760) contra a Unisanta (731), também com uma diferença pequena, 29 pontos.

Disputado desde a última segunda-feira, dia 20, o Troféu José Finkel registrou 24 recordes de campeonato e seis recordes brasileiros e sul-americanos. Garantiu ainda a vaga para os atletas olímpicos Cesar Cielo (Flamengo) e Thiago Pereira (Corinthians), além de outros oito nadadores, participarem do Campeonato Mundial de Piscina Curta de Istambul (Turquia), no final do ano.

Maratona Aquática – Neste domingo, 26, Ana Marcela Cunha, Victor Colonese e Victor Simões, da Unisanta, participam da 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, que acontece em Brasília, com largada prevista para as 9h da manhã, na prova masculina, e 9h10 para a saída da prova feminina.

A pentacampeã Ana Marcela segue em busca do sexto título nacional. Ela é a atual campeã da Travessia Nacional de Brasília e líder também do circuito da Copa do Mundo Fina 2012 de Maratonas Aquáticas, seguindo firme na luta pelo bicampeonato mundial, com apenas 20 anos.