SI destaqueA final brasileira será nesta quarta-feira (11/5), no auditório do Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo. 

fonte: Agência Fapesp

Ingrid Regina Avanzi, diplomada em Biologia Marinha pela Unisanta em  2005, concorre  à final brasileira do concurso de comunicação  científica FameLab,  criado no Reino Unido. Ela se apresentará  nesta quarta-feira (11/5) com mais 10 (dez) finalistas do concurso, selecionados por  especialistas de comunicação e cientistas.  Os concorrentes apresentarão um vídeo de até 3 (três) minutos sobre um tema científico e serão  avaliados quanto ao conteúdo, clareza e carisma.

As apresentações, em geral produções domésticas, não contaram com recursos de edição ou efeitos especiais, segundo os organizadores. A final internacional será entre 7 e 12 de junho, em Cheltenham, Inglaterra.

Os vídeos dos finalistas estão no site da Revista Superinteressante, no link

http://super.abril.com.br/ciencia/entenda-assuntos-complexos-como-reparo-de-dna-funcionamento-da-memoria-e-bacterias-antipoluentes-em

O objetivo do concurso é revelar cientistas que, entre outras competências e potencialidades, têm talento para a comunicação em público. Nesta terça-feira e na segunda (9 e 10/5), os concorrentes tiveram um treinamento em master classes ministradas pelo especialista britânico Malcolm Love, conhecido por seu trabalho na rede de televisão BBC e pela experiência em capacitações de comunicação científica.

Ingrid Regina Avanzi  é doutoranda com bolsa FAPESP no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (Procam-USP). Está no Canadá com bolsa Estágio de Pesquisa na Universidade de Toronto. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecília (bacharelado e licenciatura) e mestrado em Ciência Ambiental pela USP (2012). Tem experiência na área de Ciências Ambientais e Microbiologia, com ênfase no tratamento de locais contaminados com metais pesados e hidrocarbonetos aromáticos.

Embora não tenha se formado na Unisanta, outra finalista,  Manoela Romanó de Orte,    atua em projetos científicos com um pesquisador da Unisanta, o pós-doutor e professor de Mestrados da Instituição, Augusto Cesar, integrante da equipe do Laboratório de Ecotoxicologia da  Universidade.  Manoela é bolsista FAPESP para desenvolvimento de projeto de pós-doutorado sobre Metais pesados, Bioensaios e Ecotoxicologia no Instituto de Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O FameLab no Brasil é fruto de uma parceria entre o British Council, organização internacional britânica para educação e relações culturais e ea FAPESP.

Interessados em assistir à final brasileira no dia 11, a partir das 17h, devem escrever até 10 de maio no endereço:

centro.info@britishcouncil.org.br informando nome completo, telefone, e-mail e RG.

O Centro Britânico Brasileiro fica na Rua Ferreira de Araújo, 741,1º andar, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: www.britishcouncil.org.br/famelab

Demais concorrentes

Bianca Assis Barbosa Martins – investiga marcadores moleculares de resistência de plantas a herbicidas.  Desenvolve o projeto de pós-doutorado “Elucidando os mecanismos de resistência a herbicidas em populações de capim-arroz (Equinochloa crus-galli L.) do Brasil”.

Camila Sampaio Machado – realiza atualmente, com bolsa Estágio de Pesquisa – Doutorado, o projeto “Espalhamento de bóson vetoriais transversos no contexto da teoria de campos efetiva” no European Organization for Nuclear Research (CERN), na Suíça.

Cibele dos Santos Borges – aluna de doutorado do Programa Biologia Geral e Aplicada no Instituto de Biociências da Unesp, com bolsas da FAPESP, desenvolve o projeto de doutorado na área de Farmácia/Análise Toxicológica relacionado a fertilidade.

 Gisele Antoniazzi Cardoso – aluna de doutorado em genética, no Instituto de Biociências da USP. com experiência na área de Genética e Biologia Molecular com ênfase na análise da expressão gênica.

 Gustavo Satoru Kajitani – aluno de doutorado pelo programa Interunidades em Biotecnologia, na USP. Atua sobre o tema Reparo de DNA, com enfoque no efeito específico de fotolesões geradas por irradiação ultravioleta.

Jackson Itikawa – Atualmente faz pós-doutorado vinculado ao projeto temático “Singularidades de aplicações diferenciáveis: teoria e aplicações”, com projeto em Sistemas Dinâmicos.

João Victor Cabral Costa –Mestrando no Laboratório de Neurobiologia Molecular e Funcional do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, com bolsa FAPESP.

Leonardo Coelho Rabello de Lima –Pesquisa nas áreas de fisiologia do exercício, dano muscular induzido pelo exercício, economia de corrida, treinamento, potencialização pós-ativação e handebol.

Raphael Fernandes Casseb –Atualmente está em fase de conclusão da graduação de licenciatura em Física e participa de projetos de divulgação das pesquisas do Laboratório de Física Médica da USP, onde trabalha.