Além de dois trabalhos vencedores, em duas categorias do CONIC- Semesp , a Unisanta teve 17 pesquisas classificadas entre os 80 melhores trabalhos do congresso

Universidade Santa Cecília é a única da Região premiada no CONIC- Semesp

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) conquistou dois prêmios no 16º CONIC-Semesp – Congresso Nacional de Iniciação Científica, evento realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), nos dias 25 e 26/11, em Guarulhos. O CONIC, maior congresso de iniciação científica do Brasil, é um congresso anual de incentivo à pesquisa nas instituições de ensino superior.

Única da Região a receber premiação, a Unisanta teve 17 pesquisas classificadas entre os 80 melhores trabalhos do congresso em diversas categorias. “Para nós, este é um resultado muito expressivo. 21% das pesquisas que se destacaram são da Universidade Santa Cecília”, afirma coordenadora do Centro Institucional de Pesquisa, Profa. Dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos.

Na categoria Engenharias e Arquitetura – categoria “em andamento” o vencedor foi tema “Sistema de prevenção de acidentes envolvendo crianças em veículos automotores”. A pesquisa foi elaborada pelos alunos Marcela Brandasse Pires Matos, Barbara Pincela de Mattos, Danilo de Lima Fernandes, Lucas dos Santos Celestino, do último semestre de Engenharia da Computação da Unisanta, com orientação do prof. Mauricio Conceição Mario e do prof. Cláudio Fernandes.

Já na categoria “preservação ambiental” o tema premiado foi “Estudo de reaproveitamento de água utilizada em lavadoras de roupas através de sensores de turbidez”. O trabalho foi apresentado pela aluna  de Engenharia Eletrônica da Unisanta Fabiane Iga Fagundes, orientada pelos professores: Raquel Galhardo de Carvalho Lopes Araújo, Luís Fernando Pompeu Ferrara e Sabrina Martinez.

Sistema alerta sobre esquecimento de crianças no banco traseiro de veículos

Projeto de iniciação científica dos alunos Marcela Brandasse Pires Matos, Barbara Pincela de Mattos, Danilo de Lima Fernandes e Lucas dos Santos Celestino, que cursam o último semestre de Engenharia da Computação na Unisanta, impede que crianças transportadas no banco traseiro de veículos sejam esquecidas por seus familiares. O Sistema de Segurança Interna Veicular criado pelos estudantes ainda está em desenvolvimento e será apresentado, no dia 26 de novembro, durante o Congresso.

conic3De acordo com estatísticas de 2015 da ONG Kids and Cars, dos EUA, que trata de todos os tipos de acidentes envolvendo crianças e automóveis, desde 1998 foram contabilizados aproximadamente 717 casos de crianças esquecidas dentro de veículos fechados. No Brasil não há estatísticas, entretanto, pode-se observar constantemente notícias sobre casos desse tipo, com desfechos trágicos.

“O projeto tem como finalidade construir um protótipo de cadeira para automóveis capaz de realizar o monitoramento da presença de criança no interior do veículo por meio de um conjunto de sensores, magnético, peso e temperatura, que fará a detecção da presença de uma criança e, caso a resposta seja afirmativa, será acionado um sistema de alerta aos responsáveis, enviando repetidas mensagens de SMS, ligações telefônicas, além do artifício de utilização de alarme sonoro para comunicar o perigo eminente”, explica a aluna Marcela.

Segundo a estudante “a implementação de cada etapa para construção do protótipo se mostrou eficiente em toda a sequência de testes feitas pelos autores do projeto, desde a verificação do desligamento ou não do veículo, a utilização da célula de carga e sensor magnético para confirmação da presença de criança, o envio de SMS aos celulares dos responsáveis, além do acionamento do alarme sonoro do veículo e as ligações para os números cadastrados caso a temperatura interna do veículo esteja acima de 30ºC”.

O projeto, no momento, encontra-se em fase de construção do protótipo, e para Marcela “a evolução depende ainda de alguns melhoramentos, como, por exemplo, criar um método para cadastro de números telefônicos independentes da aplicação interna do sistema, bateria recarregável para alimentação dos circuitos e implementação de uma câmera de monitoramento capaz de enviar imagens em tempo real ao telefone móvel do responsável.

conic-4Estudo de reaproveitamento de água utilizada em lavadoras de roupas através de sensores de turbidez

Cerca de 70% da superfície do planeta Terra é formado por água, o que corresponde a 1,386 bilhões de Km³. Aproximadamente 70% do peso do corpo humano é composto por esta substância. A dependência deste elemento não é exclusividade da espécie humana, pelo contrário, quase todas as formas de vida conhecidas estão associadas de alguma forma à água.

Entretanto, há uma grande preocupação em relação à limitação da água, tendo em vista que a água doce constitui apenas 2,5% do volume total desse recurso. Ainda, 98% do volume de água doce está oculto sob a terra em lençóis freáticos.

Há muito tempo se conhece o papel fundamental da água na manutenção da vida na Terra. No entanto, com o agravamento da crise hídrica em 2014 e 2015, essa consciência tomou dimensões maiores.

Pensando nconicisto a aluna de Engenharia da Unisanta, Fabiane Iga Fagundes, elaborou um projeto que visa realizar um estudo a respeito do processo de reaproveitamento de água utilizada em lavadoras de roupas, tendo os níveis de turbidez como parâmetro para o reaproveitamento.

O projeto de automação do reuso da água em lavadora poderá ser acoplado em qualquer máquina de lavar, independentemente do modelo e fabricante, já que a lógica e processo são totalmente independentes dos mecanismos de funcionamento da lavadora.

Uma cisterna adicionada externamente à máquina terá a função de armazenar a água dispensada durante a lavagem das roupas, esse recurso poderá ser reaproveitado futuramente em outras aplicações como descarga em vasos sanitários e limpeza do piso.