Com o tema Botânica em Transformação, o Congresso terá minicursos na Unisanta e prosseguirá no domingo, com abertura solene às 18h30, no Mendes Convention Center, onde haverá palestras, simpósios e mesas-redondas, até dia 30/10. É a 1ª vez que o Congresso acontece em Santos.

Com a presença de renomados especialistas brasileiros e do exterior (EUA, Inglaterra, Alemanha, Suíça e Itália), a Sociedade Botânica do Brasil e a Universidade Santa Cecília – Unisanta promovem o 66º Congresso Nacional de Botânica, de 24 a 30 de outubro. Estão inscritos mais de 1500 participantes de todos os estados do Brasil e de países como EUA, Itália e Inglaterra. Neste sábado, serão realizados minicursos na Universidade.

A solenidade de abertura será dia 25/10 (domingo), às 18h30, onde ocorrerão as demais atividades, com apoio da Prefeitura Municipal de Santos e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau. Haverá excursões científicas à Restinga de Bertioga e aos Costões Rochosos da Praia de Pernambuco, Guarujá.
Além dos minicursos, o Congresso abrange palestras, 27 simpósios e dez mesas-redondas, no Mendes Convention Center. Pela oitava vez o estado de São Paulo sedia o congresso, um dos mais importantes e tradicionais eventos científicos do Brasil. É a 1ª vez que o Congresso acontece em Santos.
O tema é “A botânica em transformação” e o símbolo do congresso é uma das plantas mais representativas da região, o manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis), que tem a coloração das pétalas modificada após a polinização.

Para assinalar o Congresso Nacional, a Unisanta preparou uma edição especial sobre Herbários de sua revista científica BioScience, que será apresentada dia 29/10, no Mendes Convention Center, das 18h30-19h30, no foyer do 2º pavimento.

Referência – A Unisanta é referência na região em estudos ligados à Botânica. Possui um Herbário Científico com mais de oito mil espécies, que neste ano foi registrado no site da Global Biodiversity Information Facility (GBIF), um Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade. O GBIF é uma organização intergovernamental criada em 2001 para facilitar a partilha e acesso, de forma livre e gratuita, de dados de biodiversidade. Em breve, o herbário da Unisanta também estará disponível no portal do Sistema de Informação sobre Biodiversidade Brasileira (SiBBr).
O objetivo do Herbário da Universidade é o de ajudar a comunidade com a identificação precisa das plantas. Em 2014, o Herbário da Unisanta foi integrado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).

O Herbário é um conjunto de plantas preservadas que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo. Todo o trabalho científico que, de alguma forma, envolva plantas, precisa ter um material comprobatório depositado em um herbário. Na Unisanta, o local é utilizado para pesquisas botânicas das Faculdades de Ciências Biológicas e de Farmácia, e também da Pós-Graduação e Mestrado em Ecologia.

Palestras magistrais – Entre os diversos especialistas que participam das palestras, simpósios e mesas-redondas do Congresso, dois dos principais nomes da botânica nos Estados Unidos e Brasil fazem as palestras magistrais do evento. Na segunda-feira (26), às 8 horas, o professor doutor Douglas Edward Soltis, da University of Florida (EUA) falará sobre O papel crucial dos estudos de biodiversidade em um mundo sob ameaça. Na terça-feira (27), às 8 horas, Patrícia Morellato (UNESP) aborda o tema: Fenologia nos trópicos: há tempo para mudanças? (Fenologia é o ramo da Ecologia que estuda os fenômenos periódicos dos seres vivos e suas relações com as condições do ambiente, como temperatura, luz e umidade).

Exposições – Cultura material das comunidades e povos tradicionais do Brasil – 27 a 29/10 – Horário:8h30-19h Local:Sala Júpiter (1° pavimento, Mendes Convention Center)
Serigrafias do Roberto Burle Max da SBB – 26 a 30/10 – Horário: 8h-19h30 – Local: Corredor para sala Urano (2º pavimento, Mendes Convention Center)
Botânica em Foco – 25 a 30/10 – Horário:8h-19h Local: Hall de entrada do Mendes Convention Center
Ilustrações Botânicas – 25 a 30/10 – 8h-19h Local: Hall de entrada do Mendes Convention Center
A história e evolução da microscopia – 24 a 28/10 – 8h-14h Local: Avenida Conselheiro Nébias, nº 680 (Educandário Santista)

SERVIÇO
66º Congresso Nacional de Botânica
25 a 30 de outubro
Mendes Convention Center, em Santos /SP
Solenidade de abertura: dia 25/10 (domingo), às 18h30.

Outras informações sobre o congresso pelo site www.66cnbotanica.com.br