No programa, temas como a produção na Bacia de Santos, Patologias Transporte Vertical, Produção de Lajes, Patologias em Construções e Mineração e Impactos Ambientais.

A Faculdade de Engenharia da Unisanta promove, de 19 a 24 de outubro, a Semana da Engenharia 2015. O evento, destinado aos alunos, contará com palestras ministradas por profissionais renomados da área.

Paralelamente ocorrerá, nos dias 20 e 21 de outubro, o ‘Seminário de Protendidos no Brasil’, das 19h às 22h, no Bloco M da Universidade. As apresentações possuem como foco o concreto Protendido, que é considerado o aliado da arquitetura e da produtividade, pois trata-se de uma tecnologia que permite a concepção de estruturas com vãos maiores, viabilizando projetos arquitetônicos funcionais e arrojados.

Programação

No dia 19/10, às 19h, no Consistório, a Semana abrirá com o professor da Universidade, Robson Dourado, com o tema Logística para as atividades de Exploração e Produção na Bacia de Santos. Simultaneamente na sala M-415, Alexandre Armuch, da Empresa Atlas Schindler, falará sobre Introdução ao Planejamento de Transporte Vertical.

Na terça-feira, 20/10, às 19h, Rubens Farias, Warley dos Santos e Rubens Migliori,  os três profissionais da empresa ARCELOR,  abordarão quatro (4) temas diferentes: Introdução sobre protensão e suas aplicações, Fabricação de cordoalhas, Embasamento teórico sobe projetos em concreto protendido e Exemplo de projetos em concreto protendido no TQS. As palestras acontecerão no Consistório.

Quatro palestras acontecerão na quarta-feira, 21/10, sendo três a partir das 19h. Noções construtivas de protensão não aderente com Carlos Ibiapina e Produção de lajes planas e sistema Pavplan da Impacto Protensão,  com Orlando Lustosa, da empresa IMPACTO, no Consistório. Soluções Logísticas, a cargo de  Álvaro Camargo Prado, será na sala M-538. Na sala D-13, às 19h30,  o palestrante será Paulino Moreira da Silva Vicente,  Diretor de Engenharia da CODESP.

Na quinta-feira, 22/10, a partir das 19h,  acontecem as seguintes palestras: Metaheurísticas aplicadas a problemas de otimização em pesquisa operacional,  com o Dr. Antonio Augusto Chaves,  da Unifesp, na sala  M-538. Cálculo de Áreas em Edificações – Conceito, critérios e exemplo prático ministrada,  pelo Eng. José Roberto Zonis, na sala M-121. A Mineração e os Impactos Ambientais,  com a Engª Márcia de Araujo Barbosa Nunes da SABESP. Às 20h30, no Consistório, Hilton Carvalho da Silva abordará O Uso do 6 SIGMA na Industria Química.

Na sexta-feira, 23/10, a partir das 19h, na sala M-520, acontecerá o minicurso sobre Rochas Carbonáticas,  ministrado pelo Prof. Anderson Nascimento, no Consistório. O Prof. Dr. Luiz Carlos de Almeida,  da UNICAMP, falará sobre Patologia e Acidentes Estruturais. Em seguida, às 20h45, o Eng. Clovis dos Santos,  do Escritório Técnico José Marques Coelho & Clovis dos Santos, abordará o tema Considerações sobre contenções, fundações e estruturas em Santos.

Para encerrar a Semana, no sábado, 24/10, às 9h, no Consistório, o Eng. Liberdade Izaguirre,  da empresa NEMETSCHEK DO BRASIL, ministrará uma palestra sobre BIM para obras de Infraestrutura.