Se você fosse um recrutador, olhando para o seu currículo atual, teria interesse em agendar uma entrevista? Com tantos currículos à mesa e tão pouco tempo, ganham mais destaque aqueles que desenvolvem uma boa apresentação profissional.

Aqui vão algumas dicas para você alinhar seu currículo e se destacar diante do recrutador:

• Conteúdo – O currículo deve ser bastante objetivo, evidenciando suas habilidades, conquistas e experiências.
  1. Dados pessoais colocados sempre no início. É desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais;
  2. Crie um e-mail profissional. Evite e-mails do tipo umagatinha@provedor.com.br;
  3. Indique somente uma área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos;
  4. Destaque no máximo quatro principais qualificações adquiridas em experiências de trabalho formais e informais. Suas inúmeras habilidades poderão ser demonstradas ao longo do processo seletivo;
  5. Ordene de sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo à sequência: Curso, Instituição de Ensino, ano de conclusão ou ano de início e término. Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado à formação atual ou área de interesse. O mesmo vale quando já tiver cursado mais de uma graduação;
  6. Mencione o nome da empresa e o período em que atuou lá. Colocar informações sobre a empresa mostra que você se preocupou em contextualizar quem analisa o currículo;
  7. Ao citar idiomas, detalhe seu nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas;
  8. Inclua os treinamentos e cursos que fizer, desde que tenham afinidade com a futura área de atuação;
  9. Aproveite o espaço de Atividades Complementares para valorizar atividades exercidas por você no meio acadêmico e social.
  • Tipo e tamanho de letra – Para um currículo mais tradicional, opte por letra Arial, tamanho 12.
  • Foto – Neste caso, use o bom senso e evite imagens de regatas, óculos escuros ou decotes.
  • Número de páginas – O currículo deve ter 01 página para profissionais em início de carreira e 02 para profissionais mais experientes.
  • Para quem não tem experiência profissional – Aproveite o campo Atividades Complementares para mencionar trabalhos voluntários, trabalhos acadêmicos premiados, monitorias na faculdade, atividades em centro acadêmico, empresa júnior ou comissão de formatura, entre outros.
  • Estética – O texto limpo permite uma leitura agradável. Se você for imprimi-lo, capriche no papel e no modo de apresentação.
  • Português – Tenha cuidado com este aspecto extremamente relevante. Use um corretor ortográfico, revise a digitação ou peça para pessoas mais experientes revisarem o conteúdo.
  • Atualização – O currículo é o primeiro contato da empresa com você. Informações atualizadas demonstram seu interesse em manter-se antenado com o mundo. Insira as informações mais recentes e relevantes.
  • Dica para Comunicadores: Para vagas criativas, como para designers, publicitários e afins, o currículo pode ser uma ótima oportunidade para mostrar o talento do candidato. Apesar de o conteúdo do currículo ainda ser a coisa mais importante, seu formato pode ser um diferencial na hora de o recrutador selecionar os finalistas à vaga. Veja como fazer o seu e algumas inspirações: http://bit.ly/2tix2Qb

Por fim, alinhe seu currículo novo com a versão on-line do LinkedIn, que deve estar sempre atualizada e profissional. Lá é possível ir além do currículo, integrar grupos de discussão e pesquisar empresas pelas quais você se interessa.

Texto: Iska Digital