A Universidade Santa Cecília (Unisanta) firmou nesta quinta-feira (5/5) parceria com a ONG Sem Fronteira para a coleta seletiva de lixo no Campus – Projeto Reciclar, em benefício de pessoas desamparadas e de vulnerabilidade social. A coleta de lixo seletiva já vem sendo feita com a Ong há cerca de um mês, no Campus, em caráter experimental e, desde esta quinta-feira (5/5), passa a ser oficial.

Estão espalhadas pelo Campus dois tipos de lixeiras: de lixo reciclável e de lixo orgânico. A Ong fará a separação dos resíduos em sua usina, na sede instalada no centro de Santos. Um funcionário da Universidade está orientando alguns dos setores do Bloco M sobre a coleta prévia e passará a fazer o mesmo nos outros blocos. A Lab 822 – Agência Experimental da Unisanta, do Curso de Publicidade e Propaganda se encarregou dos cartazes alusivos à parceria, espalhados pelo Campus e nas mídias da Universidade, em trabalho coordenado pelo prof. Aristides Brito.

A assinatura da parceria foi realizada nesta quinta-feira com a presença da alta direção da Unisanta, diretores e coordenadores dos Cursos do diretor-presidente da ONG, Marcelo Adriano, além de voluntários da entidade.
Ao longo dos anos, a Unisanta vem tomando iniciativas em coleta seletiva de resíduos, no Colégio e nas faculdades, além de envolver os calouros, lembrou a presidente do Complexo Educacional Santa Cecília, Lúcia Teixeira. Ela enfatizou que a parceria com a Ong sem Fronteira, além de contribuir para dar um destino correto aos resíduos, em prol do meio ambiente, terá agora uma finalidade social.

Material de consumo

A reitora, Sílvia Teixeira Penteado, referiu-se à importância do lixo reciclado, que pode se transformar em matéria de consumo. Como uma Casa de Educação – disse, a Unisanta tem despertado em seus alunos a consciência sobre como contribuir com o meio ambiente sustentado. Agora, a parceria com a Ong Sem Fronteira é um fato a mais que “une duas marcas que revolucionam a Cidade, a Unisanta e a Ong”, afirmou a reitora.

Cassio Borges, coordenador dos Departamentos de Limpeza e Conservação e do Departamento de Audiovisual informou que a Ong Sem Fronteira foi escolhida para a parceria por seu trabalho de responsabilidade social, desenvolvido há cerca de seis anos.

Essa entidade é uma organização não governamental sem fins lucrativos que visa, através do PROJETO RECICLAR, promover a cidadania com pessoas carentes da Baixada Santista, “especialmente, os catadores e moradores de rua, ensinando essas pessoas a gerar renda, através do processo organizado de reciclagem”, explica o diretor-presidente da Ong, Marcelo Adriano.

“A assinatura deste termo nos dá uma maior participação na coleta dos resíduos recicláveis na Unisanta, com o objetivo de prevenção ambiental, assim como também de geração de trabalho e renda para as pessoas com vulnerabilidade social. Não recebemos nenhum auxílio internacional, somos ligados ao Movimento Nacional dos Catadores (MNC). Temos 30 cooperados”, completa Marcelo Adriano.
A Ong atua nos mangues e em outros locais públicos da Cidade. Informações pelo telefone 13-30257373 e contato@ongsemfronteira.org