A Capitania dos Portos de Santos e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) estreitarão relações para a realização de cursos, palestras e pesquisas de interesse mútuo e da comunidade, conforme declarações do novo Capitão  dos Portos, Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Fernandes Gomes, e do Pró-Reitor Administrativo da Universidade, Marcelo Teixeira.

O capitão, que assumiu o posto em janeiro deste ano, fez uma visita de cortesia à Unisanta. Gomes desempenhou importantes tarefas, como a chefia da fragata União, que integrou a Missão de Paz  do  Brasil  no  Líbano junto às forças da ONU. A   fragata da Marinha brasileira liderou a frota das forças navais da Força Interina da ONU no Líbano (Unifil, na sigla em inglês).  Para o capitão, trabalhar  em uma zona de conflito, de outubro de 2011 a julho de 2012, como no Líbano,   “foi  um desafio diferente”, assim como assumir  a Capitania em Santos, onde está o maior porto da América Latina,  é outro desafio.

Ele está ciente dos trabalhos que precisam ser aperfeiçoados na região, como a segurança dos navios e seus tripulantes e passageiros  no porto e dos banhistas nas praias, devido ao grande número de embarcações de recreio, como lanchas e  motos aquáticas, entre outras.  À Marinha cabe coordenar  todo esse trabalho de fiscalização e qualificação do pessoal a bordo nos meios aquaviários e portuários.

Marcelo Teixeira lembrou que a Unisanta firmou importante Acordo de Cooperação Técnica e Científica com a Marinha Brasileira, em 22 de junho de 2012, para pesquisas na plataforma marítima continental brasileira. Foi o  primeiro acordo desse tipo firmado com uma universidade particular. Outras realizações conjuntas são mais antigas. Uma das idéias é aumentar as atividades e benefícios para os militares e seus familiares, no âmbito de cursos do Colégio Santa Cecília, do  Ensino Médio a cursos de Graduação e Pós-Graduação.  A realização de outros cursos  específicos será estudada.

Palestras e campanhas educativas conjuntas para a comunidade estão entre os projetos, e um dos temas será a conscientização de esportistas e da população sobre questões de segurança e de preservação do meio ambiente. O Capitão dos Portos enfatizou a necessidade de se multiplicar a mentalidade marítima e, nesse sentido, a Santa Cecília TV e a Rádio Santa Cecília FM foram colocadas à disposição da Marinha.

O Capitão-de-Mar-e-Guerra   Ricardo Fernandes Gomes  conhecia a Unisanta por meio de amigos, que estudaram na Universidade. Mencionou o prestígio da Instituição nos meios esportivos, que está na ponta de esportes no ambiente marítimo. Estavam presentes a reitora, Sílvia Teixeira Penteado e a presidente e a presidente, Lúcia Maria Teixeira Furlani.