Terminou há pouco o debate com os candidatos à Prefeitura de Guarujá, realizado nesta segunda-feira à noite, transmitido – ao vivo – pela Santa Cecília TV e Santaportal. No encontro, promovido pela Universidade Santa Cecília, além de mostrar propostas, os nove concorrentes responderam perguntas da emissora e também questões feitas pelos adversários.

Depois de um primeiro bloco considerado cordial, apesar de algumas críticas à descontinuação de serviços realizados na Cidade, o clima esquentou com acusações e respectivas réplicas e tréplicas.

Participaram do debate: Airton Sinto Jr. (PMN), Sidnei Aranha (PT), Waldyr Tamburus (PR), Farid Madi (PDT), Gentil da Silva Nunes (PSOL), José Ribamar Brandão (PSB), Nelson Fernandes (PTB), Maria Antonieta de Brito, (PMDB) e Rubens de Oliveira (PP). O encontro teve mediação do apresentador Irineu Alves, com assessoria jurídica do advogado Marcelo Henrique Veronez.

Cobranças, ataques – Já próximo ao final do debate, a troca de acusações entre Maria Antonieta e Farid Madi gerou cobranças sobre contas rejeitadas de um (o ex-prefeito disse que “a rejeição se referia a precatórios de gestões anteriores”), hospital fechado por outra e conflito de informações nas duas gestões (a atual e a anterior).

Sidney Aranha classificou de “panaceia de mentiras” uma série de promessas feitas pelos concorrentes e perguntou sobre isso a Tamburus, que defendeu a construção de um hospital de clínicas, mesmo com o alto custo que isso representa, e não tantos outros equipamentos citados nos planos de governo dos candidatos.

Farid questionou Maria Antonieta, como professora que é, porque deixou o nível da Educação no Município cair (referindo-se ao Ideb). A candidata rebateu dizendo que ampliou vagas, valorizou os docentes, a merenda e a formação continuada, e que o concorrente é que não sabia fazer contas, porque não soube planejar o setor.

Respondendo a Gentil sobre segurança (que considerou o principal problema depois da saúde), Nélson Fernandes disse que o jovem não tem opção na Cidade para se desenvolver. Disse não entender porque os grandes hotéis, entre ouros setores, não recolhem IPTU para a Prefeitura. Gentil disse que irá investir em segurança, em uma grande campanha de desarmamento e que estava assistindo um espetáculo tétrico, macabro, com acusações e efetivamente projetos e promessas não cumpridos (referindo-se à situação anterior).

Ribamar defendeu um melhor transporte coletivo, por ver como inadmissível as pessoas andarem feito sardinhas em lata nos ônibus da Cidade, apesar da tarifa ir a R$ 3,10 em outubro. Rubens de Oliveira disse que o contrato com a empresa de ônibus é bilateral e precisa ser revisto. Já Sinto Jr. afirmou que ainda há preconceito com o novo, e que entrou na Justiça para que Guarujá tivesse horário eleitoral gratuito na mídia, mas não obteve resposta até agora.

Projetos – Nas considerações iniciais, os candidatos responderam questões sobre temas propostos pela organização do debate:

Sinto Jr. – Sobre Turismo: “O Turismo é a primeira vocação de nossa Cidade. Vamos desenvolver alguns projetos profissionais. Vamos construir um centro de convenções para o turismo de negócios e desenvolver o turismo ecológico. Não vamos ficar à mercê de empresas que só se interessam pela Cidade no verão; queremos fazer nosso Turismo ser explorado todos os meses do ano, atraindo pessoas de todos os lugares do mundo.”

Sidnei Aranha – Sobre mobilidade urbana: “Vamos desafogar o trânsito na Cidade se conseguirmos um transporte coletivo de qualidade – ponto que mais se debateu no último debate na Santa Cecília TV há quatro anos atras. Vamos romper o monopólio da Translitoral. Precisamos de transporte coletivo eficiente. A pessoa tem que ter a tranquilidade de pegar um ônibus sabendo que não terá transtornos. Quanto a Vicente de Carvalho, onde o trânsito já está caótico, vamos fazer a segregação do trânsito”.

Waldyr Tamburus – Sobre desenvolvimento econômico: “Todo mundo diz que a Cidade vai apresentar um desenvolvimento econômico grande. Temos que tomar cuidado para não transformar Guajurá em uma Macaé. Temos hoje uma rede de ensino fundamental. Precisamos da catraia e das barcas porque não se contrói um Senai, não se tem interesse em trazer uma universidade pública federal, Etecs, Fatecs. Precisamos investir maciçamente na educação, que no Guarujá não existe”.

Farid Madi – Sobre Saúde: “Guarujá vive uma situação dramática na área da saúde. Tivemos os piores índices de mortalidade infantil. Percebemos assim um trabalho de desestruturação de tudo aquilo que foi construído durante anos. Eu construi em meu governo o Hospital Ana Parteira, que hoje está fechado. Convivemos com um desmonte de vários projetos que contemplam as mulheres gestantes, sobretudo as adolescentes. Vamos abrir o Pronto Socorro Infantil. Vamos tentar reabrir o Hospital Ana Costa como hospital municipal.”

Gentil Nunes – Sobre Cultura: “O grande sonho é transformar a Fortaleza Santa Cruz do Itapema em um centro cultural para toda a Baixada Santista. Pessoas nascem e morrem e não conhecem a exuberância daquele lugar. Pretendemos fazer cultura, criar cinematecas, bibliotecas, salas de música e prestigiar e fortalecer a cultura popular dos bairros. Aproveitar mais as bandas da Cidade, o talento da nossa juventude”.

Nelson Fernandes – Sobre serviços públicos: “A cada ano que passa, Guarujá e Vicente de Carvalho enche com as chuvas e o poder público não faz nada. Lugares onde isso não acontecia, hoje estão enchendo: Santo Antonio, Vila Júlia, Paecará… Vamos desassorear os grandes rios que nós temos. Os canais foram mal tampados, vamos fazer uma infraestrutura. É fácil, é só ter vontade política. Esse problema é pequeno. Limpar as galerias.”

Maria Antonieta – Sobre Esporte: “Em nosso governo, criamos o bolsa-atleta que estimulou os atletas da nossa Cidade. Ganhamos por duas vezes os jogos regionais, estimulamos o esporte da várzea, o esporte de base. Portanto, neste segundo mandato, vamos duplicar o número de bolsas atleta. Reforma e ampliação de todos os equipamentos esportivos da Cidade. Vamos criar também a Diretoria de Esporte e Lazer para a Terceira Idade.”

Rubens de Oliveira – Sobre Educação: “Vamos preparar uma educação em tempo integral, que possa atender as crianças da manhã até a tarde. Preparar as salas de aulas, os equipamentos e os professores. A situação de Guarujá é caótica. Se não prepararmos, vamos continuar formando ignorantes, que é a realidade da Cidade. Vamos implantar o sistema de tempo integral e preparar essas crianças para o futuro”.

Seis debates – Já foram realizados encontros com os prefeituráveis de Santos, Mongaguá, Praia Grande, Cubatão e São Vicente, dando oportunidade aos concorrentes exporem seus projetos e conceitos para melhoria da qualidade de vida nas respectivas cidades.

Fotos Cláudio Jr.