Organização, cordialidade e respeito foram as marcas  do primeiro debate público entre os prefeituráveis de Santos, na  noite desta segunda-feira (20/8).

“Cumprimos muito bem nossa missão como instituição de ensino”, afirmou o  presidente do Sistema Santa Cecília TV e pró-reitor administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcelo Teixeira, no encerramento do primeiro debate público entre os prefeituráveis de Santos.  Foi um exercício de democracia, dinâmico, com muitas pessoas envolvidas,  que contribuíram para que tudo desse certo, disse, emocionado.

A reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, mencionou os picos de audiência da Santa Cecília TV e os acessos nas mídias sociais da instituição, o que “demonstra a credibilidade do Complexo Educacional”.  Lembrou que a iniciativa dos debates públicos  se encaixa no projeto integrado da família Teixeira, composta de educadores, que se orgulham de seus 15 mil alunos.

Para a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, o debate foi um exercício de cidadania e democracia. Serviu para despertar a discussão de grandes questões para o futuro da cidade de Santos, já que a população ainda estava distante do assunto eleições. “Isso mudou com a realização do debate. A participação foi intensa e o público poderá, assim, influir, com sua opinião, nas idéias e ações norteadoras dos candidatos a prefeito”.

A Santa Cecília TV permaneceu mais de 4 horas no ar, desde as entrevistas prévias com os 9 candidatos, em espaço especialmente montado no térreo do Bloco E. Após o debate no estúdio, os candidatos  atenderam a imprensa credenciada.

Candidatos aprovam

No final, os nove candidatos a prefeito de Santos elogiaram a iniciativa da Santa Cecília TV  e os resultados foram considerados positivos para a população também, conforme destacou Sérgio Aquino (PMDB). “Discutimos nossos ideais e propostas”;

Beto Mansur (PP)  destacou a o tom respeitoso dos debates e algumas de suas principais propostas, a de contribuir para fixar o  santista em sua cidade e a de “cuidar de crianças carentes”.

Nelson Rodrigues (PSL) se referiu  à oportunidade  do espaço dado aos candidatos  pelo Complexo Educacional Santa Cecília, onde ele estudou. “ O debate permitiu um direcionamento elucidativo à população”.

Luís Antonio Xavier  (PSTU) agradeceu a oportunidade de poder expor suas propostas e Jama (PRTB)  destacou o “excelente desempenho”  da equipe da Santa Cecília TV, que tão bem conduziu  o debate. “ A população foi incitada a participar”, disse.

Eneida Koury (PSOL)  e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB)  também consideraram o debate muito proveitoso para os candidatos e à população.  Os telespectadores puderam avaliar a firmeza dos candidatos   “ e os que tituberaram”,  nas palavras de Eneida. E Barbosa fez questão de mencionar um de seus temas preferidos, a da educação.

Demais cidades – Por causa do horário eleitoral gratuito, os debates seguintes acontecerão sempre às 21h, nesta sequência: ainda em agosto, dia 27, com os candidatos à Prefeitura de Mongaguá; em setembro: dia 3, Praia Grande; dia 10, Cubatão; dia 17, São Vicente, e dia 24, Guarujá.

Fotos Ivan Storti