Logo após a premiação da Engenharia Unisanta como campeã do Basquete Masculino, a organização geral dos Jogos entregou o título de Campeã Geral do Masculino à Engenharia Unisanta

A ausência de dois jogadores da Ed. Física Unifesp, expulsos na partida anterior disputada pela equipe e, por isso, impedidos de jogar na grande final do basquetebol masculino, fez toda a diferença no jogo contra a Engenharia Unisanta.

Guilherme, pivô da Engenharia, e Caio, cestinha da Ed. Física, foram os destaques da partida, que consagrou a Engenharia Unisanta como campeã da modalidade neste ano, por um placar de larga vantagem: 74 a 27 (47 pontos de diferença).

Com jogadores altos e habilidosos, a Engenharia abusou dos rebotes e dos lances de três pontos. Outra vantagem da equipe da casa estava apoiada na edição anterior dos jogos. A Engenharia trouxe para este ano o gosto da vitória e a conquista do título de 2011 em cima da mesma Ed. Física Unifesp, pelo placar de 53 a 45.

Os primeiros pontos da partida saíram das mãos de Jean, da Engenharia, com um lance de três pontos. Depois vieram as conversões feitas por Renam, Guilherme e André, que foram se revezando nos acertos, ampliando o placar. Por outro lado, provavelmente sentindo a ausência de seus dois principais jogadores, a Ed. Física Unifesp não conseguia colocar a bola no devido lugar.

A sucessão de erros motivou o técnico Diego Santiago a pedir tempo (o primeiro da partida) para falar com os jogadores da Ed. Física. Os conselhos, diante de um placar de 18 a 0, não poderiam ser diferentes: marcar mais, pegar os rebotes, não cometer faltas…enfim, jogar. Nem os lances livres a que tiveram direito estavam sendo convertidos.

Depois do marcador indicar 23 a 0 para a Engenharia, saíram os dois primeiros pontos da Ed. Física, feitos por André. Nesse momento, a manifestação da torcida da Ed. Física parecia traduzir uma vitória, que estava longe de se concretizar.

Sentindo o título chegar cada vez mais perto, a Engenharia continuou apostando nos arremessos de três pontos e, para infelicidade do adversário, aumentou a diferença de pontos. No final do primeiro tempo, a vantagem já era de 26 pontos (placar 40 a 14).

A superioridade da Engenharia Unisanta era visível, tanto no desempenho individual como em equipe. Alguns jogadores da Engenharia integram times profissionais, como Guilherme, que joga pela cidade de Cubatão. O técnico dos futuros engenheiros também merece destaque pelo seu trabalho. Daniel, que levou o grupo a outras vitórias em anos anteriores, comanda ainda a equipe do Internacional.

Jogo caminhando para o fim e a vantagem só aumentando a favor da Engenharia. Passou de 30 para 40 e chegou a 52 pontos de diferença.

Final de partida, troféu nas mãos da Engenharia Unisanta, campeã de Basquete Masculino 2012.

Reconhecimento – Entre as autoridades presentes nas premiações da última noite da 29ª edição dos Jogos da Unisanta, o Secretário Municipal de Esporte de Santos, Paulo Musa, fez questão de elogiar a Universidade Santa Cecília (Unisanta) pela realização do evento. “Os Jogos da Unisanta são o futuro do esporte santista e regional. Trata-se do principal estímulo ao esporte em nível universitário”, comentou.

Classificação Geral do Masculino

7. Fisioterapia Unisanta – 9 pontos
8. Biologia Unisanta – 8 pontos
9. Administração Don Domênico – 6 pontos