Foto Satiro Sodré / SSPress

Brasileiro e Open de Natação 2016

Foto: CBDA/Divulgação – Fonte CBDA/Assessoria

A equipe de natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) mostrou seu preparo e potencial já no primeiro dia de competições do Torneio Open de natação, que começou na noite da última quarta-feira (23), em cidade catarinense de Palhoça. A Unisanta fez 49 pontos, ao lado do Pinheiros, seguidos pelo Sesi (33). Foram as primeiras provas decisivas do Open e do Campeonato Brasileiro Sênior –Troféu Daltely Guimarães, para atletas com 20 anos ou mais.

A competição abre a disputa por vagas no Mundial dos Esportes Aquáticos, que acontecerá em Budapeste, na Hungria, em 2017. A seleção dos atletas desta vez será por índice técnico e a última seletiva acontecerá no Troféu Maria Lenk do ano que vem.

Destaque Unisanta na prova de longa distância

Um atleta jovem, Guilherme Costa, de 18 anos, venceu a prova mais longa das piscinas, os 1500m livre, que teve tríplice coroa — ouro, prata e bronze — para a Unisanta: Guilherme (15m17s46), Luiz Arapiraca (15m35s28) e Victor Colonese (15m41s05). As marcas colocaram Arapiraca no degrau de ouro no Campeonato Sênior, seguido de Colonese e deu o bronze para Luiz Gustavo (15m44s25), do Grêmio Náutico.

“Me senti meio pesado desde o início, mas comecei bem. Foi muito bom. Este foi o meu primeiro título adulto. Ano passado fui terceiro aqui. Também no ano passado, no Mundial Júnior, eu estava entre os cinco primeiros, agora consegui melhorar bem e quero continuar nestes nível”, disse Guilherme, da Unisanta.

Outras medalhas da Unisanta – Ainda conquistaram medalhas pela Universidade Santa Cecília no Campeonato Brasileiro Sênior – etapas de 23 e 24/11: Marina Oliveira, bronze nos 200 e 100m costas; Leonardo Alves Fim, bronze nos 200m costas masculino e o revezamento 4X50m masculino (Matheus Santana, Yago Bremenkamp, Glauber Henrique Silva e Nelson Silva Junior) – bronze. Já no Open, Leonardo Fim também foi o terceiro melhor nos 200m costas, na noite de quarta-feira (23).

Mais resultados – A prova de 50m borboleta feminino, que no Daltely pela manhã foi vencida por Daynara de Paula, do Sesi, seguida por sua colega de clube, Etiene Medeiros, à noite teve as posições invertidas e deu a Etiene (26s51) o ouro e a prata para Daynara (26s76). O bronze foi para Luanna Oliveira (27s45), do Pinheiros.

Entre os homens, Henrique Martins confirmou o resultado da manhã e também levou ouro. Desta vez, o atleta do Minas Tênis Clube marcou 23s28, seguido por Guilherme Rosolen (23s75), do Pinheiros, e de Leonardo Schilling (23s95), do Marista Criciúma.

Nos 200m costas, assim como na parte da manhã, o Corinthians fez primeiro lugar nas provas masculina e feminina com Brandonn Pierry (1m59s71) e Gabriela Mello (2m15s08). Na disputa feminina outra corinthiana, Natália de Luccas (2m16s03) ficou no degrau de prata. O Pinheiros fez a prata masculina com Fábio Santi (2m01s30) e o bronze feminino com Florência Perotti (2m17s93). O terceiro lugar masculino dos 200m costas foi de Leonardo Finn (2m03s86), da Unisanta.

Joanna Maranhão, do Pinheiros, venceu os 800m livre pela marca de 8m38s73. Viviane Jungblut (8m42s89), do Grêmio Náutico União, e Bruna Primati (8m54s20) ficaram com a prata e o bronze. Os tempos da tarde também deram às duas primeiras o ouro e prata no Brasileiro Sênior. Betina Lorscheitter, do Grêmio Náutico União, ficou com o bronze no Sênior, com 8m55s93.