Beatriz Bullo, ex-aluna de Direito da Unisanta, é aprovada no concurso público para Delegada de Polícia

538

Sua paixão pelo direito penal e sua aplicação à sociedade são as duas circunstâncias que motivaram a ex-aluna de Direito Beatriz Bullo Silva a continuar pela busca do sucesso após sua graduação e duas pós-graduações na Universidade Santa Cecília: “São circunstâncias que sempre me motivaram a ser uma melhor profissional. Sempre visualizei que é por meio do estudo e da dedicação que as efetivas mudanças sociais acontecem”.

A advogada, com apenas 25 anos, passou no concurso público para Delegado da Polícia do Estado de São Paulo, podendo atuar em qualquer cidade do estado, de acordo com a determinação do governo. O concurso é dividido em duas fases: prova e fase oral.

Desde o início da faculdade, a carreira policial chamava a atenção da nova delegada, que enxergava o cargo como o primeiro garantidor de direitos, que tem contato direto com o ser humano, no calor do cometimento de um delito. Durante sua formação, atuou como estagiária no Ministério Público do Estado de São Paulo, onde pendeu para o lado da carreira no início de sua preparação.

Ainda no nono semestre do curso, Beatriz passou no Exame da Ordem dos Advogados (OAB) com a maior nota na primeira fase e com a nota 9,9 na segunda, uma das maiores pontuações da prova, que é aplicada em todo o país como exigência para o exercício da profissão. Depois de formada, concluiu a pós-graduação em Direito Processual Civil e, posteriormente, em Direito do Consumidor, ambas na Universidade Santa Cecília. Nesse meio tempo, a profissional começou a lecionar Direito Penal II, III e IV, Legislação Penal Especial e Ética Profissional.

“Sempre almejei alcançar tudo o que hoje tenho e dediquei minha vida para isso. Porém, entender que minhas conquistas são fruto do meu esforço ainda é um trabalho diário para mim. Sou muito grata e realizada com tudo que conquistei até agora, mas já tenho novos planos em mente e meus estudos jamais serão cessados. Quanto mais eu estudo, percebo que menos sei”.

Mas, os planos da mais nova aprovada não param por aqui, sua pretensão é se aprofundar cada vez mais em direito penal para que possa dar aulas cada vez melhores. Após a nomeação, exercerá sua função como delegada de polícia com orgulho e humanidade.

Para os futuros colegas de profissão, Beatriz deixa uma mensagem e um texto que a motivou durante sua jornada: “Tenham amor, paciência, humildade e humanidade. Agradeçam e aproveitem a oportunidade, tão querida por tantos.  E antes de serem bons profissionais, sejam bons seres humanos”.

“Não é o crítico que importa, nem aquele que mostra como o homem forte tropeça, ou onde o realizador das proezas poderia ter feito melhor. Todo o crédito pertence ao homem que está de fato na arena; cuja face está arruinada pela poeira e pelo suor e pelo sangue; aquele que luta com valentia; aquele que erra e tenta de novo e de novo; aquele que conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e se consome em uma causa justa; aquele que ao menos conhece, ao fim, o triunfo de sua realização, e aquele que na pior das hipóteses, se falhar, ao menos falhará agindo excepcionalmente, de modo que seu lugar não seja nunca junto àquelas almas frias e tímidas que não conhecem nem vitória nem derrota.” – Theodore Roosevelt.