A solenidade, realizada no Arena Santos, faz parte das comemorações dos 55 anos do Complexo Educacional Santa Cecília e dos 20 anos do curso Ciência, Saúde e Espiritualidade

Uma aula inspiradora de cultura, espiritualidade, filosofia, ética, ciência e história. Assim foi a palestra proferida por Divaldo Pereira Franco, ao receber, na manhã deste sábado (25/6), na Arena Santos,  o título de Professor Honoris Causa em Humanidades, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), entregue pela presidente da Instituição, Lúcia Maria Teixeira.

A Unisanta tem  homenageado  palestrantes e professores de diversas crenças que buscam a elevação do homem, por meio do amor, do autoconhecimento, da solidariedade, da cidadania e da espiritualidade, explicou a presidente. O título de professor Honoris Causa já foi concedido a outras pessoas, como arquiteto Oscar Niemayer. “Este título está além das religiões”, afirmou Lúcia Maria Teixeira.

Para Divaldo Franco  o Título de Professor Honoris Causa em Humanidades foi dado pela sua “relevante trajetória frente às questões humanitárias nos seus aspectos sociais, educacionais e como líder espiritual”.

Conhecido internacionalmente, Divaldo Franco agradeceu ao Complexo Educacional Santa Cecília, declarando-se não merecedor da honraria, e creditou a homenagem à doutrina espírita e a todas as pessoas, cientistas, profissionais, filosofias e crenças que elevam a natureza humana, por meio da ética, da moral e da paz

Ciência e religiões: aliadas

“Ciência e religião devem dar-se as mãos. O pensamento, a maior força cósmica que existe, pode ajudar os homens, se houver vibrações de amor, de paz e de caridade, e não egoísmo, narcisismo e violência”, segundo Divaldo Franco.

Ele citou os mais importantes progressos da humanidade ao longo da história, como a descoberta da América, em 1492, que descartou noções equivocadas da época sobre o tamanho e as condições da terra no universo, graças ao astrônomo  Nicolau Copérnico (descobriu que o Sol, e não a terra, era o centro do universo). Divaldo mencionou Galileu  Galilei, físico, astrônomo e matemático italiano, considerado o fundador do método experimental e da ciência moderna.

Lembrou  a descoberta da assepsia, que passou a permitir cirurgias e tratamento mais eficazes dos  doentes. Mencionou a decodificação do genoma humano, as descobertas nas áreas da Neurocirurgia, Psiquiatria, da Química Nuclear, chegando ao acelerador de partículas em laboratório, pelos cientistas, em busca da “partícula de Deus”, a partícula subatômica de Higgs, pesquisada atualmente para se tentar explicar a criação do universo. Espiritismo e Ciência marcham lado a lado. A ciência analisa os efeitos, os espíritas as causas, afirmou Divaldo Franco.

A solenidade foi organizada  em parceria com a Associação Médico Espírita de Santos, com apoio da prefeitura municipal de Santos.

Biografia – Divaldo Pereira Franco Nasceu em Feira de Santana/Bahia em 5 de maio de 1927. Há 69 anos vem se dedicando com abnegação  a divulgar o Espiritismo. É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores Espíritas da atualidade e o maior divulgador da Doutrina Espírita por todo o mundo.

No dia 7 de setembro de 1947, com seu amigo Nilson de Souza Pereira fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção e, no dia 15 de agosto de 1952 deu início à obra social da Mansão do Caminho, atendendo a milhares de pessoas socialmente carentes da cidade de Salvador.

divaldo4 divaldo5 divaldo3 divaldo2 divaldo 1