*colaborou Erika Alencar

Os nadadores da Unisanta comemoram os resultados do Campeonato Brasileiro. A instituição se firma entre as quatro melhores e do País e a primeira entre as instituições de ensino.

Com o clima de dever cumprido, após a conquista de 16 medalhas no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk, dois índices para o Mundial de Kazan e Pan-Americano e mais dois para Mundial Júnior, os atletas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram recepcionados pela direção na Instituição nesta quarta-feira (15/4). O Maria Lenk fui disputado na piscina do Fluminense, no Rio de Janeiro, de 6 a 11/4.

Para o técnico Marcio Latuf, a Unisanta voltou a crescer e, com certeza, nos próximos anos vai incomodar muito as equipes principais. “Tivemos um excelente desempenho na última semana, com cinco medalhas de ouro, quatro de prata e sete de bronze. A Unisanta cresceu muito na classificação, mantivemos o quarto lugar com folga. Fizemos 300 pontos a mais do que na última edição do Maria Lenk”.

Latuf completa agradecendo o apoio da direção da Unisanta e da equipe multidisciplinar que acompanham a rotina dos nadadores e afirma que os excelentes resultados são reflexos desta estrutura. “Nenhum time dos “top 5” tem à disposição uma equipe disciplinar especialmente para a natação. Agradeço, pelo apoio que têm dado, aos meus companheiros, Gérson e Alexandre, meus auxiliares na borda, e a toda equipe.”

Próximos desafios da equipe principal
Após estes resultados, o técnico diz estar focado na preparação dos atletas para as provas internacionais e as demais do calendário oficial. “Com Matheus Santana e Nicholas Santos classificados para o Mundial de Kazan e o Pan-Americano e Poliana também para o Mundial de Kazan, em maratonas aquáticas, o nosso principal objetivo é incentivar ao máximo o desempenho destes atletas nestas competições, buscar medalhas e cravar o nome da Unisanta internacionalmente novamente”. O Mundial de Kazan será realizado entre 17 de julho a 2 de agosto deste ano, na Rússia.

Calendário – Além das provas internacionais, a equipe da Unisanta está se preparando para os campeonatos brasileiros de piscina curta e também para os segmentados por categorias. “O próximo objetivo é daqui a 22 semanas no Troféu José Finkel, que é uma competição brasileira de piscina curta e muito importante para nós. Ainda temos daqui três semanas o Campeonato Brasileiro Júnior e Sênior, em Brasília, além do Campeonato Paulista Absoluto, que vai ser em nossa piscina, com a presença de campeões do Maria Lenk e finalistas mundiais”.

Matheus Santana – Um dos principais destaques do time Unisanta é sem dúvidas Matheus Santana, jovem promessa olímpica do Brasil, que superou Cielo nos 100m livre durante o último Maria Lenk. Com este resultado, a comparação com o maior astro da natação brasileira é inevitável, mas Santana não pensa quem são seus adversários, e sim em alcançar o topo do mundo. “Penso em vencer, em ter o melhor tempo, se for o Cielo, vou querer vencê-lo”.
O atleta lembra ainda que a prova em que compete é umas das mais concorridas da modalidade. “Hoje em dia os 100m livre estão muito mais disputados, com dez nadadores muito parecidos e o trabalho que temos feito realmente é para chegar às Olimpíadas e brigar por uma medalha. Se for o César meu adversário ou qualquer outro, eu vou querer vencer com a mesma vontade”.

Sobre o Maria Lenk, o nadador diz que ficou muito feliz com sua atuação e também de toda a equipe da Unisanta. “Todos nadaram bem e deram a raça para conseguirmos fazer uma boa competição. Toda a equipe está de parabéns, e o apoio que o Santa Cecília deu para essa competição foi essencial.”

Matheus diz ainda que a preparação do Maria Lenk foi feita com todo o staff da Unisanta e para o Pan não será diferente. “Vou me preparar para nadar os 100m livre, 4X100m livre e talvez 4×100 medley e 4x200m, isso será definido lá”, conclui.

Nicholas Santos – Tão importante para a equipe quanto Matheus, o experiente Nicholas Santos iniciou seu discurso agradecendo o apoio da família Santa Cecília e de toda a comissão técnica. Segundo o atleta, o primeiro passo foi dado. “Consegui o primeiro tempo do mundo (50m borboleta) e o índice para o mundial. Disputei aqui no Brasil com o cara (Cielo) que é duas vezes campeão nessa prova, o que me deu mais confiança de chegar lá é disputar com outros nadadores, como o Manadou (nadador francês). Nicholas disse também que a evolução da natação brasileira é continua e essa “equipe tem grandes chances de ser um revezamento muito forte no mundial e também nas olimpíadas”.

Mas o atleta, que é atual vice-campeão mundial da modalidade em piscina curta, sonha com o tão esperado primeiro lugar no pódio e afirma: “Desta vez não vou deixar a medalha individual escapar das minhas mãos”.

Poliana Okimoto, também sai da competição muito satisfeita com o ouro nos 1500m livre, prata nos 800m livre e bronze nos 400m livre. “Saí muito contente da competição. As provas de piscina não são meu foco principal. A gente nem estava esperando ter um bom resultado agora. Nadei mais para ajudar a equipe na pontuação, mas cheguei perto dos meus melhores tempos. Isso motiva cada vez mais e mostra que estamos no caminho certo”.

Poliana diz ainda que cada um que caiu na água deu seu máximo e o resultado final é trabalho de uma equipe inteira. “Por mais que a natação seja um esporte individual, o atleta não nada sozinho, leva junto com ele o trabalho do técnico, do nutricionista, do fisioterapeuta, do preparador físico, da própria Universidade. Na hora que caímos na água não temos só dois braços e duas pernas, são várias pessoas nadando junto com a gente”.

O maior desafio da atleta agora é o Mundial de Maratonas Aquáticas, que acontece em julho. “Estamos pensando nisso desde o ano passado, é seletiva olímpica. As dez primeiras colocadas se classificam. Vai ser um campeonato muito forte e a expectativa é nadar o melhor possível, visando a uma vaga olímpica e a uma medalha. Espero que com a torcida de todos e o apoio da Unisanta eu consiga dar o meu melhor”, afirma.

Para a nova promessa da Unisanta, Raphael Oliveira, que conquistou o bronze nos 50m peito, esta será a primeira de muitas. “Agradeço à Universidade pela oportunidade em fazer parte desse time. Antes de vir para cá ouvi falar muito bem do time, do Márcio (Latuf) e do Gérson (Pazian), e agora estou aqui para comprovar isso, com esse time maravilhoso”.

Mundial Júnior – Durante o segundo dia do Campeonato Maria Lenk, a Unisanta garantiu a participação de mais um atleta da Unisanta no Mundial Júnior de Cingapura, que acontece em agosto. Na prova de fundo, os 1500m livre masculino, Guilherme da Costa obteve o índice para o Mundial com o tempo de 15m31s87. No primeiro dia do Maria Lenk, outro atleta da Unisanta, Felipe Ribeiro, já havia obtido o índice para o Mundial, nos 200m livre (1m50s24). Felipe também tem índices nos 50m livre (22s98) e nos 100m livre (49s93).

Quando perguntado sobre Felipe, Marcio Latuf afirmou ” é um nadador de alta qualidade e cabeça muita boa, que está servindo a seleção no Campeonato Sul-Americano, que acontece até sábado (18), no Peru. Minha expectativa é ter outro atleta, num Mundial, subindo no pódio. É o segundo Mundial dele, tem grandes chances de ficar entre os oito primeiros e subir no pódio nas provas de 100m e 200m livre”.

Confira todas as medalhas da Unisanta no Campeonato:
50m borboleta – Nicholas Santos – ouro
100m livre – Matheus Santana – ouro
200m peito feminino – Julia Sebastian – ouro
100m peito feminino – Julia Sebastian – ouro
1500m livre feminino – Poliana Okimoto – ouro
800m livre feminino – Poliana Okimoto – prata
200m costas feminino – Andrea Berrino – prata
50m costas feminino – Andrea Berrino – prata
100m costas feminino – Andrea Berrino – prata
50m peito masculino – Raphael Oliveira – bronze
50m peito feminino – Julia Sebastian – bronze
400m livre – Poliana Okimoto – bronze
50m livre feminino – Alessandra Marchioro – bronze
Revezamento 4X200m livre masculino – Thiago Magevski Sickert, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Vinicius Rocha Waked – bronze
Revezamento 4x50m livre masculino – Nicholas Santos, Matheus Santana, Felipe Messias e Tiago Sickert – bronze
Revezamento 4x100m livre masculino – Nicholas Santos, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Vinicius Waaked – bronze

Classificação final – A Universidade Santa Cecília se solidifica entre as quatro maiores potências da natação brasileira. Com 1215,5, a equipe santista conquistou o quarto lugar no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk. A primeira colocação ficou com o Pinheiros, com 2138,5, seguido de Minas (2133,0) e Corinthians (1732,0).

IMG_6863 IMG_6881