Os atletas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) continuam se destacando no Campeonato Sul-Americano Juvenil de Natação, que acontece até a noite deste sábado (18/4), no Peru. Uma das grandes estrelas da equipe brasileira, Felipe Ribeiro, quebrou mais um Recorde de Campeonato, desta vez na prova 50m Livre Masculino – Juvenil B. O atleta da Unisanta cravou a marca de 22s65 e conquistou o ouro. A prata ficou com o também brasileiro Pedro Spajari (22s96) e o bronze com Cristian Delgado, da Venezuela (23s69).

Outro Recorde do Campeonato também foi batido no terceiro dia de competição do Sul-Americano Juvenil de Natação com a ajuda de Ribeiro. No Revezamento 4x100m Medley Masculino – Juvenil B, o time brasileiro (Rodrigo Correia, Eduardo Amaral, Vinicius Lanza e Felipe Ribeiro) fez o tempo de 3m46s25 e ficou à frente da Venezuela (3m54s66) e da Argentina (3m56s68).

A terceira medalha de Felipe Ribeiro na noite de ontem (17/4) foi o ouro no Revezamento 4x50m Livre Misto – Juvenil B. A equipe do Brasil (Pedro Spajari, Sabrina Todão, Felipe Ribeiro e Julia Nilton) nadou na marca 1m38s19. A equipe da Venezuela (1m43s21) ficou em segundo lugar e a Argentina em terceiro (1m43s48).

Outro representante da Universidade Santa Cecília na Competição, João Victor Pena também fez bonito e ajudou o Brasil a conquistar mais duas medalhas de ouro e a bater recorde. Um ouro foi no Revezamento 4x50m Livre Misto – Juvenil A (João Pedro Rosa, João Victor Pena, Stephanie Silva e Victoria de Moura) – 1m44s25, com Recorde de Campeonato e o outro no Revezamento 4x100m Livre Masculino – Juvenil A, com a vitória da equipe composta por Arthur Cury, João Pedro Rosa, Isaaa Saraiva e João Victor Pena (3m40s32).

Além de Ribeiro e Pena, Guilherme da Costa, da Unisanta, também subiu no degrau mais alto do pódio, nos 1500m Livre Masculino – Juvenil B, com 15m41s47. Rafael Davila, da Venezuela, ficou com a prata (15m42s14) e Giovani Guitierrez, do Peru, ficou com o bronze (15m57s32).

Sobre o Brasil – A seleção brasileira juvenil de Natação já soma 66 medalhas e lidera o Campeonato Sul-Americano Juvenil de Natação com 757 pontos, na classificação geral. Os argentinos, com 429, estão na segunda colocação, seguidos pelo Peru, com 299,5. Realizado na cidade de Lima, Peru e dividido em Juvenil A (atletas com 14 e 15 anos) e B (16 e 17), o torneio terá a última etapa neste sábado, dia 18/04, com eliminatórias às 11h e finais às 20h.

Na noite de sexta-feira (17), os brasileiros subiram ao pódio em 15 das 20 provas realizadas. Além de registrarem mais sete novos recordes de campeonato e quatro dobradinhas de ouro e prata.

Felipe Ribeiro, por Satiro Sodré