Marinha mantém base de pesquisas no Arquipélago.

O Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) e os 12 anos de Estação Científica serão abordados em minicurso, nesta quarta-feira, dia 4 de julho, às 15 horas, durante a programação do XV Simpósio de Biologia Marinha da Unisanta. Realizado de 3 a 6 de julho, o evento conta com 24 minicursos, 15 palestras, oficinas, concurso de fotos e apresentação de trabalhos científicos.

Pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco, a Ms. Sibele Alves de Mendonça ministrará o minicurso Arquipélago de São Pedro e São Paulo com Ênfase nos Grandes Pelágicos. Sibele falará sobre a importância estratégica, econômica e ecológica do local; a formação geológica e origem, além dos processos físicos e químicos da água do mar nas adjacências do ASPSP. A diversidade biológica também será destacada, bem como o projeto ecológico dos grandes pelágicos (raias, tubarões e peixes); a família Mobulidae (tubarões, raias e quimeras) no ASPSP: resultados e perspectivas.

Arquipélago São Pedro e São Paulo: Para garantir que o arquipélago pertença ao território nacional é preciso que ele esteja ocupado. Senso assim, a Marinha mantém uma base de pesquisa no local, situado a mais de 600 quilômetros da costa. Para chegar, é necessário sair de barco de Fernando de Noronha (PE), navegar mais de dois dias e cruzar a linha do Equador. O arquipélago de São Pedro e São Paulo está a um terço do caminho para chegar à costa africana.

Ponto mais afastado do Brasil, no Oceano Atlântico norte equatorial, o arquipélago é um conjunto de 10 ilhotas (17.500 m² de área total emersa) que se tornou reduto ecológico reservado para pesquisa. Na ilha Belmonte, a única habitada, mas que não ultrapassa 100 metros de cumprimento por 50 de largura, foi construída uma estação científica em 1998, que abriga apenas quatro pessoas, em geral pesquisadores que lá permanecem por 15 dias, para garantir que o Arquipélago pertença ao território brasileiro.

XV Simpósio de Biologia Marinha – Mais de 600 participantes de quase todas as regiões do País, vindos de 170 cidades brasileiras estão participando do evento. O tradicional evento tem por objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais e estudantes da graduação e pós-graduação, criando oportunidades de discussões sobre temas relevantes à Biologia Marinha.

Além do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, também serão abordados através de palestras, minicursos e oficinas, temas como Biologia de TubarõesResgate de Animais Marinhos e Conservação de BaleiasAvifauna da RegiãoGestão AmbientalEcotoxicologia, Arqueologia Subaquática, Cultivos de Organismos Aquáticos, Biologia de Aves Marinha e Biologia dos Pinípedes, entre outros.

Os participantes poderão ainda conhecer estandes de importantes institutos de pesquisa, entre eles o Projeto Albatroz; Instituto Baleia Franca; Ipram; Eco Polis; Nupec; Sea Sheppard e Coral Vivo.

Confira a programação completa do evento no site: www.unisanta.br/simposiobiomar e as fotos da abertura: